Rede PitStop Groupauto Brasil celebra 15 anos de história com planos de expansão -

Rede PitStop Groupauto Brasil celebra 15 anos de história com planos de expansão

Ótimo índice de engajamento de mais de 2.300 associados consolida crescimento da Rede no país

A Rede PitStop Groupauto Brasil celebra 15 anos de atuação no país com sólidos resultados. Na avaliação dos responsáveis pela iniciativa, a principal conquista da Rede, integrante do Groupauto International, foi se tornar o maior varejo de autopeças do Brasil, com ótimo índice de engajamento por parte do associado e crescimento contínuo ao longo de toda a sua trajetória. Com mais de 2.300 lojas associadas em todo o país, além de presença ativa nos canais digitais, a Rede PitStop Groupauto Brasil se transformou numa das maiores referências no mercado de autopeças. Uma das razões é o sortimento, que conta com uma ampla variedade de produtos originais e de alta qualidade para o setor automotivo. Outra característica relevante é a estratégia omnichannel, com integração de todos os canais de comunicação e visão unificada dos clientes em todos eles, proporcionando uma experiência de atendimento completa.

Além de apresentar uma ótima relação de custo X benefícios e ofertas exclusivas diariamente, a Rede PitStop Groupauto Brasil conta com um marketplace superfácil de usar, a partir de ferramentas de busca precisas que permitem localizar rapidamente a peça de que o mecânico necessita. E o melhor: com garantia de originalidade, qualidade e entrega ágil. Outro benefício da Rede é o atendimento via WhatsApp para esclarecer eventuais dúvidas e acelerar o processo de compra. Em seus 15 anos de história, a Rede PitStop Groupauto Brasil sempre se concentrou em fortalecer o varejo independente de autopeças através de respaldo operacional, comercial, de estoque, financeiro, recursos humanos e marketing, entre outros serviços, oferecendo um suporte 360° para que o empreendedor possa aprimorar sua loja. Embora a trajetória de sucesso esteja consolidada, a empresa não deixa de acelerar. Além de trabalhar continuamente em busca de soluções que possam atender cada vez melhor os clientes, a Rede PitStop Groupauto Brasil vem se preparando — e preparando seus associados por meio de treinamentos — para uma possível expansão da frota de eletrificados no Brasil, especialmente os híbridos, que demandam manutenção mais cara e complexa.

Outro objetivo é dobrar o número de associados da rede, sobretudo com o engajamento de empresários interessados e comprometidos com a evolução de seus negócios, customizando cada vez mais o pacote de soluções e entregando serviços exclusivos. A ideia é seguir fortalecendo o mercado independente de reposição por meio de uma rede de negócios estruturada, mas que mantém a independência de seus membros. A Rede PitStop Groupauto Brasil também celebra seus 15 anos de conquistas impulsionando o setor automobilístico brasileiro com o patrocínio do piloto Rafael Suzuki na temporada 2024 da Stock Car.

É o início de uma parceria que vem rendendo bons resultados e que está alinhada ao planejamento de fixar entre os públicos estratégicos da marca, cada vez mais, o nome da PitStop como a maior rede de autopeças do Brasil. Para conhecer melhor essa trajetória vitoriosa, conversamos com Paulo Braz, Diretor Adjunto PitStop.

Novo Varejo – Quais foram as adequações necessárias do conceito original do Groupauto europeu para viabilizar a formação da Rede PitStop no Brasil?

Paulo Braz – O foco do Groupauto europeu é o credenciamento de oficinas e autocenters; já o nosso é desenvolver o segmento de revenda de autopeças no Brasil, através, principalmente, de uma estratégia omnichannel assertiva, com integração de todos os canais de comunicação e visão unificada dos clientes em todas as formas de presença da Rede PitStop Groupauto Brasil (virtual e presencial). Nossa proposta, desde o início, foi criar uma experiência constante para os associados.

 NV – Quais são os segmentos do aftermarket contemplados pela PitStop e que serviços ela oferece hoje?

PB – A Rede PitStop no Brasil oferece um suporte 360° para que o empreendedor possa aprimorar a sua empresa. Em 15 anos de história no país, nós nos concentramos em fortalecer o varejo inde pendente de autopeças através de respaldo operacional, comercial, de estoque, financeiro, recursos humanos e marketing, entre outros serviços essenciais.

NV – O que propõe o modelo de associativismo da PitStop e como vencer as resistências culturais dos empresários varejistas quanto a uma nova — e, eventualmente, pouco conhecida — proposta para seus negócios?

PB – O empresário independente costuma buscar o apoio para desenvolvimento da sua operação. No nosso segmento, é evidente que existe uma carência significativa de controles e processos; sendo assim, fornecemos um suporte 360° para o negócio. Por termos uma marca referência no segmento, a nossa aceitação é muito boa.

NV – Sendo a PitStop integrante de um grande grupo de empresas que também contempla players gigantes da distribuição, como foi o processo de harmonização comercial entre os varejos vinculados à Rede e as lojas que não fazem parte da iniciativa?

PB – A política comercial oferecida para os membros da Rede PitStop é apenas um dos benefícios que fornecemos. É o pacote de soluções completo que torna a proposta, de fato, atraente.

NV – Quantas empresas estão hoje na Rede em cada segmento da reposição e por estado?

PB – Temos mais de 2.300 varejos associados em todo o país, nos mais diversos estados, além de presença ativa nos canais digitais.

NV – De que forma a Rede assimilou a aceleração digital ocorrida nos últimos anos e como contribuiu para a adequação de seus associados à nova necessidade?

PB – Estamos em um processo de evolução contínua das nossas melhorias digitais. A Rede PitStop busca, a cada dia, mais inovações e, por conta das demandas, trabalhamos constantemente em desenvolver e oferecer soluções que atendam o nosso associado. Além da estratégia omnichannel bem conduzida já citada, a Rede PitStop conta com um marketplace com ferramentas de busca eficazes. Garantimos, também, preços competitivos, entrega ágil e ofertas exclusivas diárias. Outro benefício da Rede é o atendimento via WhatsApp para esclarecer eventuais dúvidas e acelerar o processo de compra.

NV – O que a Rede tem feito para implantar os novos recursos de inteligência artificial nos varejos e oficinas e quais são as expectativas para o uso da IA no aftermarket automotivo brasileiro?

PB – O mercado brasileiro ainda está um pouco distante das inovações provenientes de IA, mas, em nível corporativo, temos uma agenda de desenvolvimento para entregar benefícios aos nossos associados. No entanto, ressaltamos, a demanda do varejo ainda é baixa.

NV – Como a Rede vem se preparando — e preparando seus associados — para uma possível expansão da frota de eletrificados, especialmente os híbridos, que demandam manutenção mais cara e complexa?

PB – Essa expansão já vem se transformando numa realidade nos planos de negócios de muitas montadoras. É uma mudança natural para o nosso mercado como outras que já ocorreram no passado. Nesse caso, oferecemos cada vez mais treinamentos de atualização, para que nossos associados prestem os melhores serviços possíveis. E, ainda, investindo com frequência no nosso sortimento de autopeças, que atualmente conta com produtos originais, de marcas de qualidade inquestionável, para o setor automotivo.

NV – Qual é o perfil de empresa ideal para ser membro da PitStop, quais são os requisitos necessários e de que forma se associar?

PB – O perfil ideal é o empresário engajado em evoluir o seu negócio dentro do segmento automotivo. Não buscamos pessoas que este jam confortáveis com sua situação atual e que só procuram melhorias comerciais. A ideia é seguir fortalecendo o mercado independente de reposição por meio de uma rede de negócios estruturada, mas que permaneça valorizando a independência de seus membros.

NV – Quais foram as principais conquistas e os principais desafios da Rede nesses 15 anos de atuação no Brasil e como a empresa avalia a evolução dos varejistas associados no período?

PB – A principal conquista da Rede foi se tornar o maior varejo de autopeças do Brasil com alto nível de engajamento por parte do associado, o que nos possibilitou manter um crescimento ininterrupto em todos esses anos.

NV – Quais são os planos de expansão previstos para o país e as novidades em que a PitStop vem trabalhando?

PB – Nosso objetivo é dobrar o número de associados da Rede, customizando cada vez mais o nosso pacote de soluções e entregando soluções exclusivas para nossos associados.

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