Registros de inadimplentes aumentam em outubro -

Registros de inadimplentes aumentam em outubro

A queda na renda e a inflação elevada levam a um maior endividamento das famílias

Os registros de inadimplentes nos bancos de dados da Boa Vista aumentaram 0,2% em outubro, na comparação com setembro, já com ajuste sazonal. Na comparação com outubro de 2020 o avanço foi mais expressivo, 13%.

Com o resultado do mês passado, a queda nos registros de inadimplentes observada no ano passou de -8,1% para -6,5% e, em 12 meses, de -15,0% para -10,9%.  

Essa tendência de aumento dos inadimplentes, segundo a Boa Vista, “é condizente com o cenário atual, de comprometimento da renda e inflação elevados, sem novas postergações e com auxílios até aqui menos substantivos.”

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

No mesmo sentido, o Indicador de Recuperação de Crédito da Boa Vista avançou 5,2% na comparação mensal e 7,1% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O resultado do mês contribuiu para desacelerar o indicador na análise acumulada em 12 meses, passando de 1,5% em setembro para um aumento de 1,1% em outubro.

O resultado acumulado no ano acelerou de 3,0% para 3,5%. “Apesar da variação positiva no mês, o cenário atual pesa sobre o orçamento das famílias, impedindo uma melhora sustentável do indicador, num momento em que os juros estão subindo e o endividamento é elevado”, informou a Boa Vista.


Notícias Relacionadas
Read More

Diálogo Automotivo com Igor Mesquista, CEO da HUBBI

Nesse episódio da série de entrevistas da A.TV, Igor Mesquita, CEO da HUBBI, conversa com Claudio Milan sobre inovação e novidades do setor, e conta um pouco mais sobre a HUBBI, startup do setor de autopeças focada em resolver a dificuldade de compra de peças com assertividade e praticidade.