Regras para livre-comércio de carros entre Mercosul e União Europeia são estabelecidas -

Regras para livre-comércio de carros entre Mercosul e União Europeia são estabelecidas

Assim que ratificada, a alíquota de 35% diminuirá para 17,5%. Então, após sete anos, o percentual se reduzirá gradativamente até zerar. Portanto, o tributo deverá será extinto por completo em 15 anos, após o Mercosul e a União Europeia assinarem o acordo.

Jornal do Carro

Por enquanto, não passa de uma intenção o acordo entre o Mercosul e a União Europeia para livre comércio de veículos. Mas entidades como a Abeifa, que representa as importadoras de veículos no País, estão atuando para o  fim da taxação dos carros feitos na Europa e vendidos aqui.

Assim que ratificada, a alíquota de 35% diminuirá para 17,5%. Então, após sete anos, o percentual se reduzirá gradativamente até zerar. Portanto, o tributo deverá será extinto por completo em 15 anos, após o Mercosul e a União Europeia assinarem o acordo.

O acordo , que ainda é discutido e não previsão de ser assinado,com a União Europeia presume que até 50 mil unidades destinadas ao Mercosul obtenham a alíquota mais baixa. Desse total, 32 mil unidades virão ao Brasil. Os carros que ultrapassarem esse limite, terão a tributação de 35% do imposto. Contudo, a partir do 8º ano do tratado, as cotas com número definido de carros deixam de existir.

Como contrapartida, o Brasil deverá fornecer commodities ao bloco europeu, como o café solúvel, com tarifa de importação zerada. Isso aumentará a produção interna e os níveis de exportação aos países do velho continente.


Notícias Relacionadas
Read More

Setor automotivo ainda longe dos níveis pré-pandemia

Como mostra levantamento do Itaú Unibanco, embora a demanda por veículos esteja aquecida, há um gargalo no fornecimento de semicondutores que tem levado várias montadoras a interromperem a produção. Com isso, faltam veículos nas revendas. Entre 13 dos mais importantes setores da indústria brasileira, 10 já retomaram ou superaram, nesta metade do ano, níveis de atividade que exibiam antes da chegada da covid-19 ao País
Read More

Momento difícil para o varejo

A conjuntura que o mercado enfrenta tem raiz na saúde financeira do consumidor, afetada pela falta de crédito e a dificuldade que os assalariados vêm enfrentado para acompanhar o custo de vida