Regras para livre-comércio de carros entre Mercosul e União Europeia são estabelecidas -

Regras para livre-comércio de carros entre Mercosul e União Europeia são estabelecidas

Assim que ratificada, a alíquota de 35% diminuirá para 17,5%. Então, após sete anos, o percentual se reduzirá gradativamente até zerar. Portanto, o tributo deverá será extinto por completo em 15 anos, após o Mercosul e a União Europeia assinarem o acordo.

Jornal do Carro

Por enquanto, não passa de uma intenção o acordo entre o Mercosul e a União Europeia para livre comércio de veículos. Mas entidades como a Abeifa, que representa as importadoras de veículos no País, estão atuando para o  fim da taxação dos carros feitos na Europa e vendidos aqui.

Assim que ratificada, a alíquota de 35% diminuirá para 17,5%. Então, após sete anos, o percentual se reduzirá gradativamente até zerar. Portanto, o tributo deverá será extinto por completo em 15 anos, após o Mercosul e a União Europeia assinarem o acordo.

O acordo , que ainda é discutido e não previsão de ser assinado,com a União Europeia presume que até 50 mil unidades destinadas ao Mercosul obtenham a alíquota mais baixa. Desse total, 32 mil unidades virão ao Brasil. Os carros que ultrapassarem esse limite, terão a tributação de 35% do imposto. Contudo, a partir do 8º ano do tratado, as cotas com número definido de carros deixam de existir.

Como contrapartida, o Brasil deverá fornecer commodities ao bloco europeu, como o café solúvel, com tarifa de importação zerada. Isso aumentará a produção interna e os níveis de exportação aos países do velho continente.


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