Rejeitado na Europa, carro a diesel volta a debate no Brasil. Anfavea contesta -

Rejeitado na Europa, carro a diesel volta a debate no Brasil. Anfavea contesta

Segundo a entidade, já não faz sentido algum no momento em que os motores a diesel estão sendo gradualmente descontinuados na Europa, por conta das elevadas emissões de poluentes.

Proibidos no Brasil desde 1976, os carros de passeio a diesel voltaram ao debate após o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) apresentar emenda parlamentar propondo a liberação da venda desse tipo de veículo no País.

A emenda de Kataguiri foi incluída na medida provisória, apresentada ao Congresso pelo governo federal, que autoriza a venda direta de etanol por produtores ou importadores aos postos, sem o intermédio obrigatório de uma distribuidora.

Contudo, de acordo com especialistas ouvidos por UOL Carros, além da própria Anfavea, a associação das montadoras, o que o deputado propõe já não faz sentido algum no momento em que os motores a diesel estão sendo gradualmente descontinuados na Europa, por conta das elevadas emissões de poluentes.

“A Anfavea entende que esta discussão sobre a liberação de automóveis a diesel no Brasil está totalmente fora da realidade dos tempos atuais. Enquanto o mundo discute a descarbonização dos transportes, através da aplicação de biocombustíveis, hidrogênio ou eletrificação, qualquer proposta de aumentar a participação de combustíveis fósseis na matriz energética brasileira é um enorme retrocesso”, critica a associação.


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