Lucas Torres jornalismo@novomeio.com.br
Para quem achava que a digitalização dos processos de venda fosse reduzir a importância do contato humano, a crescente relevância da função de representante comercial pode soar como uma surpresa. A manutenção da importância dos relacionamentos construídos por estes profissionais habituados a serem pontes entre diferentes elos da cadeia produtiva, porém, já estava no radar dos especialistas em recursos humanos há algum tempo. No ano de 2020, em plena pandemia, o Linkedin realizou um levantamento sobre as 15 profissões que estarão em alta no Brasil nos próximos anos. Na ocasião, o estudo ranqueou a carreira de representante comercial na 3ª colocação geral. A relevância destes personagens no aftermarket automotivo pode ser comprovada há cerca de dois meses, durante a Automec 2023.
Afinal, os corredores e estandes estavam recheados de representantes prontos para facilitar o caminho de quem estava disposto a fazer negócio na feira. Na esteira do maior evento da reposição automotivo da América Latina e de um momento pujante para o aftermarket – numa conjuntura de contínuo envelhecimento da frota e crescimento da demanda – convidamos profissionais experientes do mercado para discutir o atual cenário dos representantes comerciais e as mudanças trazidas pela digitalização acelerada do setor.
Participaram da reportagem nomes reconhecidos e tradicionais do sul e do sudeste brasileiro, representando os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
No pool de opiniões que você vai ler aqui, abordamos desde questões muito presentes no dia a dia dos representantes comerciais de todo o Brasil até definições conceituais sobre aquilo que consiste em fazer parte da categoria. Venha conosco e mergulhe fundo neste universo.
Mais de um século de experiência
Fernando Paim: 12 anos + Francisco G. Gélamo: 29 anos + Marcelo Fernandes: 6 anos + Carlos Ribeiro: 19 anos + Marcelo Delafina: 49 anos = 115 anos!