Retailtechs captaram R$ 1,5 bilhão em investimento em 2024 segundo estudo da Liga Ventures -

Retailtechs captaram R$ 1,5 bilhão em investimento em 2024 segundo estudo da Liga Ventures

Levantamento aponta que existem 507 startups de varejo ativas e traz as principais tendências para o setor

Liga Ventures, consultech que oferece consultoria de inovação e transformação baseada em tecnologia para acelerar resultados, preparar as empresas para o futuro e conectá-las ao ecossistema, lança estudo que mostra a evolução das retailtechs no país. Sobre os investimentos no setor, o relatório mostra que foram realizados 25 deals que captaram R$ 1,5 bilhão em investimento em 2024.

Ao todo, foram mapeadas 507 startups que estão ativas e utilizam diferentes tecnologias com o objetivo de transformar e otimizar o mercado de varejo e oferecer os melhores produtos e serviços para os consumidores. Em relação ao ano de fundação das startups, cerca de 17% delas foram criadas entre 2021 e junho de 2025. Já as principais categorias de retailtechs ativas fundadas de 2020 a 2025 foram análise de dados (9%); comunicação e relacionamento com o cliente (9%); operações de vendas (7%); criação/personalização de e-commerce (7%) e sustentabilidade (7%).

O levantamento aponta que elas estão divididas em 31 categorias, como comunicação e relacionamento com o cliente (10,3%); análise de dados (7,7%); criação/personalização de e-commerce (7,5%); gerenciamento de loja (7,1%); sustentabilidade (4,7%); meios de pagamento (4,7%); chatbots (4,7%); experiência do cliente (4,1%); operações de vendas (3,9%); fidelização do cliente (3,7%), logística (3,6%), gestão de estoques (3,2%), cupons e cashback (3%), lojas autônomas (2,8%), gestão financeira (2,8%), otimização de preços (2,4%), colaboradores (2,2%), trade marketing (2,2%), integração com marketplaces (2,2%), prevenção de riscos (2,2%), showcase/showroom (1,8%), gestão de ofertas (1,6%), indoor analytics (1,6%), delivery last-mile (1,6%), shoppers (1,4%), pesquisa de satisfação (1,4%), prospecção de clientes (1,2%), pontos comerciais (1,2%), notas fiscais (1,2%), análise de rupturas (1%) e gestão de hotspots (0,6%).

O estudo mostra também que 138 startups aplicam inteligência artificial em suas soluções com aplicações como: análise preditiva de demandas, gestão de estoque, otimização de processos de compra, hiper personalização da jornada do cliente, chatbot e atendimento virtual e precificação inteligente.

“As startups de varejo sempre ocuparam uma posição de destaque no ecossistema brasileiro, sustentadas por um ambiente sólido de venture capital e pelo interesse constante de grandes varejistas em novas tecnologias, que historicamente fizeram frequentes aquisições em áreas como logística, pagamentos e serviços financeiros para o varejo. Embora este ano haja uma redução no volume total de investimentos em startups do setor, vemos também um movimento relevante das empresas em busca de maior eficiência na aquisição e retenção de clientes, além da pressão contínua por margens melhores. É justamente nesse contexto que temas como hiperpersonalização e inteligência artificial generativa começam a ganhar ainda mais espaço, abrindo novas avenidas de crescimento e inovação para as retailtechs brasileiras”, analisa Daniel Grossi, cofundador da Liga Ventures.

O estudo traz também os estados com maior distribuição de startups ativas. No primeiro lugar do ranking está São Paulo (48%), seguido por Santa Catarina (12%); Minas Gerais (9%); Paraná (8%); Rio de Janeiro (6%); Rio Grande do Sul (5%); Espírito Santo (2%); Pernambuco (2%); Bahia (1%) e Ceará (1%).

Outro dado interessante se refere à análise da maturidade das retailtechs mapeadas, onde 47% são emergentes, 20% estão estáveis, 19% são nascentes e 14% delas disruptoras. Com relação às tecnologias mais aplicadas, destacam-se API (39%); Data Analytics (32%); Inteligência Artificial (IA) (28%); Big Data (22%) e Dashboard (21%). Já referente ao público-alvo, o estudo mostra que 83% das startups têm como foco o mercado B2B.

Para realizar o estudo foram utilizados dados da ferramenta Startup Scanner, plataforma criada pela Liga Ventures que identifica e acompanha dados de startups do Brasil e América Latina para que grandes empresas, pesquisadores e empreendedores possam entender as movimentações do mercado e encontrar oportunidades de negócios sinérgicos à sua atuação.

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