Right to Repair liderado pelo Sindirepa Brasil dá os primeiros passos -

Right to Repair liderado pelo Sindirepa Brasil dá os primeiros passos

Picture showing muscular car service worker repairing vehicle.
Picture showing muscular car service worker repairing vehicle.

Sergio Alvarenga-Sindirepa Brasil

 O Sindirepa Brasil organizou as ações do movimento Right To Repair no Brasil em 4 tópicos:

  1. IMAGEM
  2. SETOR
  3. LEGISLATIVO
  4. COMUNICAÇÃO

1. Logotipo e conteúdo do movimento no Brasil (IMAGEM)

A agência Insight Trade Comunicação e Marketing foi a responsável pela criação do logotipo do movimento Right To Repair no Brasil e que procurou seguir a linha utilizada nos Estados Unidos, procurando ganhar mais visibilidade nas redes sociais e robustez do movimento. Já o conteúdo é todo de responsabilidade do Sindirepa Brasil onde é apresentado o que é o movimento e resgata as ações do exterior, assim como apresenta gradativamente o tema no Brasil, objetivando mostrar a displicência dos governos diante de regramentos estabelecidos pelo Estado e que impactam diretamente no Aftermarket automotivo.

2. Ofício a todas as montadoras de veículos automotores no Brasil apresentando o problema e sinalizando solução (SETOR)

O Sindirepa Brasil está enviando ofício a todas as montadoras de veículos apresentando o problema diante da dificuldade das oficinas independentes acessarem informações que permitam a realização de diagnósticos mais preciso e produtivos nos veículos automotores, assim como diante da evolução tecnológica da informatização dos veículos com seus sistemas de firewall e demais conectividades. Neste momento é sinalizada uma solução que desmobiliza qualquer tentativa de exclusividade de acesso somente a rede de concessionárias, pois a solução encontra-se na propriedade da informação do dono do veículo, situação que se tornou preocupante com o avanço dos veículos de aluguel, assinatura, mobilidade, cujos proprietários são as próprias montadoras ou frotas, colocando em risco em um primeiro momento e neste caso até a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

3. Parlamentar no Congresso que já possui projeto de lei que trata da matéria, mas ainda não inclui o setor automotivo (LEGISLATIVO)

O Sindirepa Brasil vem buscando manter contato com o Deputado Federal Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) que é responsável pelo PL-6151/2019 que trata da matéria, mas somente no âmbito de produtos eletroeletrônicos com a solicitação de manuais e peças de reposição.

Nosso pleito vai além e procura explicar ao parlamentar que no setor automotivo a um perigo imenso de tudo ficar na “nuvem” fortemente acelerado e amparado pela comunicação 5G, ou seja, os diagnósticos que hoje ainda se consegue realizar nos veículos mediante o plug de equipamento não será mais possível pois o carro estará com conexão wireless, controlando todo o veículo a distância e podendo sufocar o mercado de reposição.

4. Comunicação constante sobre o tema no Brasil e no mundo (COMUNICAÇÃO)

Já foi disponibilizado no site www.sindirepabrasil.org.br o banner RIGHT TO REPAIR em sua home, onde clicando aparecerá o que é o movimento, seus impactos e demais detalhes para melhor compreensão da gravidade do problema.

Além disto artigos, notícias e demais publicações serão uma constante para que o setor possa se apropriar melhor do assunto e disseminar para a sociedade que é a grande vítima, pois pode perder o direito de escolha de onde realizar a manutenção de seu veículo, amargando altos custos de manutenção.


Notícias Relacionadas
motocicletas coloridas enfileradas
Read More

Produção de motos cresce em março, mas segue em declínio no ano

Em março, foram licenciadas 62,3 mil motos, alta de 8,5% na comparação com fevereiro, mas recuo de 17,4% sobre igual mês de 2020. Com 23 dias úteis, a média diária de vendas foi de 2.707 motocicletas, pior resultado para o mês desde 2003, quando 3.240 emplacamentos foram registrados a cada dia.