Rota 45: Cadeia de valor também irá ganhar muito com a iniciativa

Rota 45: Cadeia de valor como um todo ganha com a iniciativa

O programa tem como público-alvo as microempresas de reparação de veículos e varejistas de autopeças, entretanto, seus resultados serão externados à cadeia de valor formada por indústrias de autopeças, montadoras de veículos, concessionárias, distribuidores, seguradoras e toda sociedade
O Rota 45 será um programa que irá capacitar diversos pontos da cadeia, desde o mecânico até o balconista de autopeças.
Por Robson Breviglieri – Revista Sincopeças-SP

Partindo de ampla discussão e análise do Sincopeças-SP, Sindirepa-SP, Sebrae-SP e IQA, o Programa ROTA 45 – Capacitação, Qualificação e Certificação de Oficinas e Lojas de Autopeças foi pensado como Política Setorial de longo prazo, dividida em três momentos. O Programa possui e explicita metas objetivas e mensuráveis e dota as empresas de instrumentos e estímulos para viabilizá-las. Trata-se de uma política que confere a previsibilidade necessária para que as empresas possam se adaptar e programar os seus investimentos.

O ROTA 45 tem como público-alvo as microempresas de reparação de veículos e varejistas de autopeças, entretanto, seus resultados serão externados à cadeia de valor formada por indústrias de autopeças, montadoras de veículos, concessionárias, distribuidores, seguradoras e toda sociedade, especialmente por meio do abastecimento adequado de autopeças para a manutenção dos veículos em circulação.

Estrutura da estratégia

1-Requisitos da Capacitação

A empresa será direcionada para a trilha de consultoria e capacitação e dará o primeiro passo para atingir o objetivo de qualificação ou certificação, com todos os conceitos básicos da qualidade inseridos.

2-Requisitos da Qualidade

Os referidos requisitos são relativos a qualificação e certificação estabelecidos junto ao Instituto da Qualidade Automotiva, organismo acreditado pelo INMETRO:

  • Diagnóstico prévio – É realizado um diagnóstico na empresa de reparação de veículos ou varejista de autopeças para identificar sua situação atual e orientar sobre o caminho a seguir – qualificação ou certificação;
  • Qualificação – A empresa que atingir a condição máxima de requisitos estabelecidos nesta modalidade, confirmando seus controles de gestão, recebe sua credencial e aproxima-se da certificação;
  • Certificação – A empresa que atingir a condição máxima de requisitos da qualidade estabelecidos nesta outra modalidade, confirmando seus controles de gestão, torna-se elegível aos novos negócios e recebe sua credencial.

3-Consultoria

Empresas cadastradas no ROTA 45 devem realizar dispêndios controlados de consultoria face ao diagnóstico prévio e contarão com ampla assistência nos diversos segmentos de atuação, conforme abaixo, além de outras que se engajarem.

  • A trilha já subsidiada do Sebrae-SP solucionará parte das não-conformidades eventualmente encontradas no diagnóstico prévio;
  • Os serviços do CesviBrasil encontrarão ambiente adequado para atuação nas empresas de reparos por colisão e consequentemente no fornecimento adequado de autopeças pelas lojas, devido à sintonia com programas de estímulo de empresas seguradoras;

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