Salve o Varejo -

Salve o Varejo

O varejista que quiser continuar no jogo, deverá se adaptar aos novos tempos, aprendendo a introduzir tecnologia e IA nos seus conhecimento e habilidades.

Por Antonio Carlos Beiram

Diretor da G&B

Desde 1980, a G&B está entre os “mais antigos”, ou melhor “experientes” distribuidores de Autopeças.

Nesses 44 anos, muita coisa mudou no Aftermarket Automotivo, mas entre as principais mudanças está a quebra dos elos que compõem a cadeia (Fábrica – Distribuidor – Varejo – Mecânico ou consumidor final).

Somos do tempo em que as fábricas atendiam apenas o distribuidor, que por sua vez, atendia o varejo, que fornecia o mecânico ou consumidor final, ou seja: o dono do carro. Era a tão conhecida cadeia Borghoff. Todos nós, distribuidores, chegamos onde estamos, graças ao varejo.

Até por volta do ano 2000, os poucos distribuidores que se atreviam, quebrar a tradicional cadeia, eram boicotados pelos varejistas, que se uniam e não compravam daqueles que não seguissem a cartilha. Tal posicionamento, rendeu à G&B a certificação “Empresa Amiga do Varejo”, e os frutos estão sendo colhidos, uma vez que o número de lojistas atendidos mensalmente só cresce.

Esse resultado, mostra o reconhecimento e a confiança no nosso trabalho e nos motiva a continuar ajudando o varejo a encontrar soluções conjuntas, afinal todos sofrem das mesmas dores.

Eu e meu time temos conversado pessoalmente com vários varejos de diferentes regiões e percebemos os desafios e ameaças que os pequenos e médios enfrentam no seu dia a dia. Visando colaborar e colocar todos na mesma página, aproveitamos o poder de alcance do podcast “Automotivamente”, abrimos a 3ª temporada no dia 7 de março de 2024. Com o episódio nº 42, dedicamos um resumo das principais ameaças no entendimento do próprio varejo, que são:

  1. Distribuição X Oficina
  2. Montadoras
  3. Marcas próprias dos distribuidores
  4. Atacarejos x Grandes Grupos

Tais abrangentes e polêmicos assuntos nos levaram a batizar o episódio de “Salve o Varejo”, proporcionando uma audiência e repercussão muito acima do esperado.

Contamos com o apoio do Sincopeças e do Sebrae, que igualmente buscam soluções para o desenvolvimento do pequeno e médio varejo. Prova disso é o projeto “Loja do Futuro”, que foi desenvolvido com parceria de ambas as entidades, especialmente para lojistas que queiram “mudar de nível”. O projeto é totalmente gratuito, e os lojistas interessados devem assistir aos episódios 47, 48 e 49 do Automotivamente Podcast, que mais uma vez cedeu espaço em apoio a tão nobre iniciativa.

No decorrer dos episódios, o ouvinte irá notar que nos últimos 10 anos, mais de 5 mil lojas de autopeças fecharam no Brasil, enquanto abriram mais de 6 mil oficinas.

Isso mostra que o varejista que quiser continuar no jogo, deverá se adaptar aos novos tempos, aprendendo a introduzir tecnologia e IA nos seus conhecimento e habilidades.


Notícias Relacionadas