São Paulo tem 294 mil viagens de bicicletas compartilhadas -

São Paulo tem 294 mil viagens de bicicletas compartilhadas

Em um ano, desde que a Prefeitura regulamentou o novo sistema de compartilhamento, utilização aumentou 1.407%

A cidade de São Paulo registrou 294.816 viagens em bicicletas compartilhadas durante o mês de agosto. Em relação ao registrado no mesmo período de 2017, houve um aumento de 1.407%. Em agosto do ano passado, foram 19.557 deslocamentos. O total aproximado de bicicletas compartilhadas em operação na cidade é de 4.500 unidades, atualmente.

Essa evolução é resultado do novo sistema de compartilhamento de bicicletas, regulamentado pela Prefeitura há um ano, em 21 de setembro de 2017. Ele permite a operação com ou sem estações (sistema dockless) e prevê a coexistência de diferentes operadoras. O novo modelo também prevê maior conexão com o sistema de transporte público e contribui para a expansão das bicicletas compartilhadas para a periferia.

Atualmente há cinco empresas credenciadas como operadoras: Tembici – que conta com o patrocínio do Itaú Unibanco, Trunfo – com patrocínio da Bradesco Seguros, Bike Fácil, Serttel e Yellow. As duas primeiras já operavam com estações na cidade antes da nova regulamentação do setor e se adequaram às novas regras. As demais operadoras possuem sistema de compartilhamento sem estações (conhecido como dockless), no qual o usuário pode estacionar a bicicleta em locais previamente indicados pelo aplicativo das empresas por meio de georreferência. A Yellow iniciou seu projeto piloto na cidade de São Paulo com cerca de 500 bicicletas em 2 de agosto. A operadora Serttel também está credenciada junto ao Comitê Municipal de Uso do Viário e se encontra em processo de adequação e operacionalização de seus sistemas.

A regulamentação atual estabeleceu outras novidades para algumas empresas do setor, como a possibilidade de empréstimo das bicicletas por até 12 horas, implantado pela Bike Itaú, em locais mais afastados do centro. Isso permite que o usuário possa levar a bicicleta para a casa ao voltar do trabalho e devolvê-la no dia seguinte na mesma estação, por exemplo. Este sistema de empréstimo foi inaugurado no dia 7 de junho, na primeira estação de compartilhamento de bicicletas dentro de um terminal de ônibus, localizada no Terminal Cidade Tiradentes, na zona leste.


Notícias Relacionadas