Schaeffler inaugura centro logístico de última geração e reforça protagonismo do Brasil em sua estratégia global -

Schaeffler inaugura centro logístico de última geração e reforça protagonismo do Brasil em sua estratégia global

Realizado em Porto Feliz-SP, evento contou com a participação do alemão Georg Friedrich Wilhelm Schaeffler, principal líder da companhia

A menos de duas semanas da abertura da Automec 2025, a Schaeffler realizou um evento nesta quarta-feira, 9/04, para inaugurar o seu novo Centro Logístico Central (CLC), em Porto Feliz-SP,.

Com quase 20 mil m² de área construída, a instalação é o movimento mais contundente do ano no aftermarket e, mais do que isso, simboliza o papel cada vez mais central que o Brasil ocupa na estratégia global da companhia.

Mais que uma estrutura física de ponta — que integra escritórios, armazém, centro de montagem e distribuição —, o CLC marca uma virada operacional importante para a VLS na América do Sul. Pela primeira vez, a logística da divisão é internalizada, abandonando o modelo terceirizado anterior.

A nova operação já nasce com mais de 100 colaboradores diretos, alguns deles treinados no centro logístico da empresa localizado no México, bem como sistema de gestão de TI próprio e o objetivo de reduzir em até 121 toneladas de CO₂ ao ano.

Vale pontuar que a escolha do Brasil para sediar esse novo centro logístico não é casual. O país foi o primeiro fora da Europa a receber investimentos da Schaeffler e hoje conta com uma operação duas vezes maior que a do México e três vezes maior que a dos Estados Unidos.

Essa importância do país para a organização foi reforçada pela presença do proprietário do Grupo Schaeffler, Georg Friedrich Wilhelm Schaeffler, que participou da cerimônia ao lado de executivos e colaboradores de todo o mundo.

Em entrevista à nossa reportagem, o vice-presidente sênior da Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions para a América do Sul, Rubens Campos, que o novo centro ainda não receberá peças ligadas à mobilidade elétrica, mas que conta com a infraestrutura e a flexibilidade para fazê-lo no futuro.

“A prioridade atual é atender à crescente demanda da reposição tradicional, mas o olhar para as novas tecnologias está no radar” afirmou Campos, acrescentando que, nos últimos anos, a empresa vem crescendo consistentemente a dois dígitos anuais – ritmo que não desacelerou sequer durante a pandemia da covid-19.

Ocasião serviu como uma espécie de prévia da Automec 2025

Além da inauguração da unidade, o evento de organização funcionou como um aquecimento dos motores do aftermarket automotivo para a Automec que se inicia no próximo dia 22 de abril no São Paulo Expo, em São Paulo.

Simbolizando esse caráter de prévia, a Schaeffler aproveitou a recepção organizada para inaugurar o CLC para exibir produtos inéditos que serão lançados oficialmente durante a feira e adiantou, por meio de Rubens Campos, suas prioridades para a ocasião.

“Seguiremos a linha de focar na capacitação dos reparadores. Prova disso, é que nosso estande não terá salas de reuniões, mas sim espaços de treinamentos rápidos e diretos para esse público. Isso é algo que já temos feito. Nas últimas feiras que participamos, por exemplo, treinamos mais de 3 mil mecânicos em nosso estande. Isso será ampliado”, afirmou.

Além de adiantar a participação da Schaeffler na Automec, o encontro reuniu diversas das lideranças do aftermarket automotivo nacional. Entre os presentes, estiveram o presidente do Sincopeças Brasil, Ranieri Leitão, o presidente do Sicap, Alcides Acerbi Neto, o presidente da Andap, Rodrigo Carneiro, o presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho, e o diretor de Economia e Mercados do Sindipeças, George Rugitsky.

Em conversas com o Novo Varejo Automotivo no coquetel de abertura, as lideranças adiantaram os principais focos da Aliança para a Automec – destacando pontos como a Inspeção Técnica Veicular, a defesa do Right to Repair e da viabilidade ambiental de veículos a combustão.

Esses e outros temas protagonizaram, aliás, a programação do 1º Congresso Aliança do Aftermarket Automotivo, encontro que acontecerá na manhã do dia 23 de abril, durante a Automec 2025.


Notícias Relacionadas