Ser humano é o principal ativo dos grandes varejos brasileiros -

Ser humano é o principal ativo dos grandes varejos brasileiros

Durante o último Fórum Lide de Varejo, realizado em março no Guarujá (SP), lideranças como Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, e Flávio Rocha, presidente da Riachuelo, destacaram o fato de que, apesar de suas companhias dedicarem foco contínuo em TI, o principal ativo do negócio segue sendo o ser humano, sobretudo na área de vendas e relacionamento direto com o consumidor.

Ambos os executivos apontam que as máquinas e os algoritmos não são capazes de simular a capacidade de criar relação afetiva junto ao consumidor. Além disso, e sua razão de sua estrutura binária, o computador se torna incapaz de ler e reagir a situações inesperadas e encontrar soluções complexas – característica primordial para vendedores e balconistas.

A vantagem competitiva apontada por Trajano e Rocha, no entanto, só se torna real quando o profissional de vendas possui os elementos fundamentais da profissão – dentre os quais se destaca a habilidade comunicacional.

Segundo o palestrante do TEDx, Kim Archetti, ser um bom comunicador na área de vendas é ainda mais importante do que conhecer profundamente o produto com o qual se trabalha. “Discursos mal conduzidos, por exemplo, ao invés de solucionar alguma crise ou incentivar alguma ação, podem confundir o receptor e deixá-lo confuso e inseguro em relação à postura da empresa”.

A fim de evitar que uma mensagem mal transmitida boicote uma venda ou, pior do que isso, prejudique a imagem da empresa junto ao consumidor no longo prazo, o profissional deve priorizar seu desenvolvimento pessoal e repertório. “Preparar-se, investir em autoconhecimento e ter empatia com o consumidor são algumas das técnicas que ajudam a aperfeiçoar a forma de se comunicar”, indica o palestrante.


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