Serasa: comércio de peças e veículos registra retração de 4,7% em agosto -

Serasa: comércio de peças e veículos registra retração de 4,7% em agosto

Pelo segundo mês consecutivo, setor registrou números negativos.

A atividade do comércio apresentou retração de 0,7% em agosto, em comparação ao mês anterior, segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, divulgado hoje (10). De acordo com o índice, a queda foi puxada principalmente pelo setor de veículos, motos e peças, que registrou diminuição de 4,7%, e teve o segundo mês consecutivo de números negativos.

Os demais segmentos tiveram variações menores: supermercados, alimentos e bebidas registraram queda de 0,2%; tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,2%); material de construção, alta de 0,4%; combustíveis e lubrificantes (+0,6%); e móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, e informática (0%).

“O recuo da atividade do comércio em agosto sinaliza que o país ainda enfrenta desafios por conta do alto desemprego e do aumento dos preços, por isso as pessoas estão restringindo as compras apenas ao essencial”, disse o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

No comparativo entre agosto deste ano e o mesmo mês de 2020, o índice registrou aumento de 4,3%, o menor crescimento do ano em termos de variação interanual. A recuperação com relação a queda de 12% do ano passado é parcial e sofre com a retração dos segmentos de combustíveis e lubrificantes (-8,6%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-7,8%).


Notícias Relacionadas
Read More

Novo Varejo 305 – A primeira publicação Full Digital do Aftermarket Automotivo

A edição 305 nasce com conteúdo 100% eletrônico, links complementares de informações e distribuição para uma base de 35.000 e-mails ativos e disponível para os milhares de leitores de nosso site. Uma revolução na forma como os públicos desse mercado vão, a partir de agora, acessar a opinião das lideranças do setor e receber notícias através de reportagens e serviços inéditos.