Série especial que avalia atributos do segmento varejista chega ao nordeste brasileiro -

Série especial que avalia atributos do segmento varejista chega ao nordeste brasileiro

Depois de passar por centro oeste e sudeste, a série “O varejo pelo varejista” chega agora ao nordeste brasileiro por meio da voz de um dos principais empresários do segmento de autopeças da região: o baiano “O Baratão”, do gerente geral Luis Trindade.

Fundada na década de 1980, a empresa venceu 16 vezes o prêmio Top Of Mind e tem, desde o início dos anos 2000, focado na expansão dos negócios ao inaugurar as filiais na cidade de São Cristovão e no bairro de Vasco da Gama, em Salvador, unidades somaram-se à tradicional loja de Baixa de Quintas, também na capital baiana.

Como se tornou costume na série, Trindade foi questionado sobre sete diferentes processos do segmento do varejo de componentes automotivos nacional como um todo e lhes atribuiu as classificações bom, ruim ou regular, antes de tecer comentários sobre cada uma das questões levantadas.

O varejista

Luis Trindade, gerente geral de O Baratão – Salvador (BA)

  • PRECISÃO ADMINISTRATIVA

Em um mercado cada dia mais competitivo em que as empresas têm de minimizar desperdícios para lidar com as dificuldades impostas pelo ambiente, incluindo os efeitos ainda presentes da crise financeira nacional, os varejistas necessitam atingir excelência nesse quesito.

Ruim

“Para minimizar os prejuízos causados pela crise é necessário fazer uma profunda reestruturação no conceito do uso dos recursos, principalmente no que tange à qualificação de mão de obra, onde as barreiras impostas pela má gestão do governo na área de educação não têm possibilitado a formação de bons profissionais, restando para cadeia produtiva o ônus desta formação”. 

  • PROPAGANDA E MARKETING

As ferramentas de propaganda e marketing são complexas nos dias atuais. É preciso cobrir diversas áreas do espectro midiático e contemplar as variadas ferramentas proporcionadas pela internet.

Bom

“Vejo hoje a internet como principal veículo de formação de opinião, por ter um custo bastante acessível e atingir muito mais rapidamente o consumidor, principalmente os mais jovens, pois eles irão ditar os rumos do varejo no futuro”.

  • FERRAMENTAS DE VENDAS

Somente as vendas no varejo físico não são mais suficientes para suprir a demanda da chamada geração millenium de consumidores. É preciso dar cobertura no e-commerce de maneira interativa e eficiente.

Bom

“Mas é preciso uma longa caminhada para ajustar o bom funcionamento desta ferramenta, não são todos os produtos que estão adequados para se vender pela internet, pela falta de conhecimento técnico do consumidor, por exemplo: remédio e alguns itens de autopeças”.

  • QUALIDADE NO ATENDIMENTO

Iniciar o atendimento no balcão com um sorriso sincero é o primeiro passo para a consumação de uma venda e a fidelização do cliente. Embora a tecnologia venha ganhando importância no varejo, as relações humanas ainda são fundamentais.

Bom

“O contato direto com o consumidor ouvindo as suas necessidades ainda é a melhor ferramenta para a fidelização, mais sabemos que este tipo de relação comercial esta com os dias contados”.

  • TRABALHO EM EQUIPE

A integração de todos os setores da empresa e o controle do turnover de funcionários são indispensáveis para a consolidação da identidade de um varejo. É preciso esforço conjunto contínuo para criar a tão falada cultura empresarial positiva.

 Regular

“As pessoas estão cada vez mais individualistas, pensam apenas nas suas carreiras e esquecem que sem o trabalho de equipe ninguém consegue crescer. E mais: com o advento da geração “Y” cada vez mais vem aumentando o número de funcionários que abandonam suas carreiras para se aventurar em outros projetos, muitas vezes não é pelo bom salário ou pelo bom ambiente de trabalho que as empresas conseguem segurar esses talentos”.

  • FOCO NA ESTRATÉGIA

Análises de indicadores como tíquete-médio, áreas da loja mais visitadas, produtos mais vendidos e até vendas por minuto são fatores primordiais para a formulação de estratégias de negócio.

Bom

“Enxugar cada vez mais os estoques e trabalhar com os itens de giro esta sendo no momento uma única saída para manter o varejo em funcionamento, proporcionando vendas mais rápidas com menor risco de encalhar produtos”.

  • ANÁLISE DOS CONCORRENTES

Observar os pontos negativos e positivos dos concorrentes pode ser o primeiro passo para uma mudança no próprio negócio. Varejistas precisam estar sempre atentos às novidades do mercado para não ficar para trás.

Bom

“É imprescindível para qualquer negocio estar atento ao movimento do mercado, não existe melhor balizador e estimulador do que o seu concorrente”.


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