Serviços rápidos ganham importância nas concessionárias -

Serviços rápidos ganham importância nas concessionárias

Por Claudio Milan ([email protected])

Ainda haverá concessionárias de veículos no Brasil em 2050, mas o setor sofrerá mudanças e terá de passar por uma adequação. A conclusão é de um estudo encomendado pelo Fenabrave ao Instituto ICDP que envolveu um sexto das empresas do segmento no país. O tema foi tratado no 6º Fórum IQA da Qualidade Automotiva por José Maurício Andreta Júnior, vice-presidente da Fenabrave, a federação que congrega dos distribuidores de automóveis. Entre as adequações necessárias, o executivo destacou a redução do espaço físico do showroom, algo que já vem se tornando comum no Brasil – cada metro quadrado hoje precisa ser utilizado. “Você poderá ter farmácia, barbearia, enfim novos negócios dentro da concessionária gerando receita”.

Em relação ao pós-venda, serviço que concorre com o mercado independente, Andreta cita como prioridade absoluta o foco no cliente e a rápida solução dos problemas dele. “Tudo passa pela equipe preparada, treinada, para garantir a satisfação do cliente. Equipamentos de ultima geração, a evolução é brutal”. E o processo evolutivo necessariamente mudará o perfil das áreas de peças e oficinas. “Hoje se busca a eficiência. Uma de nossas empresas, por exemplo, conta com seis boxes de serviço por onde passam 60 carros por dia. Agendamos o serviço e em apenas uma hora entregamos o carro lavado, revisado e polido”. Nesse período, o cliente pode esperar em uma sala confortável com wifi para trabalhar remotamente se for o caso. “O problema da concessionária hoje é manter o carro lá dentro, esse é o grande custo nosso. Nós revisamos um carro com 70 mil quilômetros em 17 minutos e o lavamos em oito”.

Em relação ao balcão de peças de reposição, cada vez mais haverá apenas itens de alto giro. “Antigamente você pedia uma peça e demorava 15 dias para chegar. Hoje você pede às 17 horas e às 8 horas da manhã seguinte está na concessionária. Tenho apenas um funcionário que atende no balcão de peças. Isso é tecnologia e treinamento”, finaliza o executivo.


Notícias Relacionadas
Read More

Oficina Losacco completa 99 anos

Felippo Losacco saiu de Bari, no sul da Itália, no final do século 19 para São Paulo onde montou, nos primeiros meses do ano de 1925, a então denominada F. N. Losacco Officina Mechanica.
Read More

NTN reforça compromisso com políticas ESG

Com a missão de alcançar a neutralidade de carbono em suas operações até 2050 nas 70 plantas ao redor do mundo, ações sustentáveis estão no centro dos negócios da corporação, envolvem colaboradores e são estendidas a fornecedores.