G1
O setor automobilístico, que reúne montadoras e fábricas de peças e acessórios, puxou um aumento geral nas vendas das indústrias da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para o exterior em março deste ano, segundo análise do Observatório PUC-Campinas.
As indústrias da região exportaram o equivalente a 367,97 milhões de dólares em março, valor superior aos de fevereiro, de janeiro e também de dezembro de 2020. Juntas, as cidades fecharam o último mês do ano passado com exportação de 339,34 milhões de dólares.
O valor importado, ou seja, de produtos e equipamentos comprados do exterior, também aumentou no terceiro mês deste ano. Foram 1.278,38 milhões de dólares, o que gerou um desequilíbrio na balança comercial de 910,42 milhões de dólares em março.
Professor da PUC-Campinas e membro do observatório, Paulo Oliveira avalia que o movimento de alta tanto em importações quanto exportações significa um sinal de crescimento na atividade das indústrias da RMC que atendem o mercado externo.
No contexto da pandemia isso pode ser lido como positivo, ainda que a longo prazo o déficit na balança comercial seja preocupante.