Setor automotivo agora enfrenta escassez de borracha para pneus -

Setor automotivo agora enfrenta escassez de borracha para pneus

O problema envolve as companhias marítimas que estão com atrasos no tráfego de carga do produto, que enfrentou ainda uma praga nas folhas.

Auto News

Com a pandemia, que atingiu em cheio os principais mercados do mundo, em especial a Europa, veio a escassez de chips para semicondutores dos computadores que controlam os carros.

Agora, é a vez de um produto que há um século deu o que falar e novamente entra na pauta dos fabricantes, a borracha. O problema envolve as companhias marítimas que estão com atrasos no tráfego de carga do produto, que enfrentou ainda uma praga nas folhas.

Já a China fez um enorme estoque de borracha para garantir pneus e outros componentes automotivos para seu mercado de 25 milhões de veículos, que não deve ser afetado esse ano pela pandemia, controlada no país.

Nos EUA, alguns fabricantes correm para conseguir um estoque regular do produto, que pode gerar uma nova crise no setor automotivo. Isto porque uma escassez de borracha não pode ser suprida por uma produção acelerada, visto que as seringueiras precisam de sete anos para amadurecer até o momento da extração do látex.

Embora exista a borracha sintética, derivada do petróleo, a borracha natural – vinda especialmente da Tailândia e Vietnã – é crucial, por suas propriedades, para fazer luvas descartáveis e fitas de embalagem.

Mudanças climáticas e a incapacidade dos pequenos produtores, que compõe essa cadeia, de ajustar a extração de acordo com variações da demanda global, levaram a situação ao patamar atual.

A Tailândia também espremeu os preços para baixo durante anos e os produtores foram forçados a extrair mais para compensar a baixa renda, porém, o país não incentivou financeiramente o aumento do plantio das árvores.

Especialistas acreditam que a escassez pode durar anos e poucos estão preparados para enfrentá-la. Os EUA, por exemplo, não possui uma reserva nacional de borracha para evitar uma crise e isso deve impactar no setor automotivo nos próximos anos, alertam.



Notícias Relacionadas