Setor automotivo ganha plataforma digital de dados qualificados -

Setor automotivo ganha plataforma digital de dados qualificados

O Observatório foi desenvolvido pelo Ministério da Economia, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Softex, que ao longo dos últimos 12 meses desenvolveu a plataforma empregando big data.

Já está no ar o Observatório Nacional das Indústrias para a Mobilidade e Logística, plataforma digital inovadora contendo dados e informações qualificadas sobre a indústria automobilística brasileira elaborada com o objetivo de acompanhar, monitorar e avaliar programas e ações relacionados à mobilidade e logística, a exemplo do Programa Rota 2030. O Observatório foi desenvolvido pelo Ministério da Economia, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Softex, que ao longo dos últimos 12 meses desenvolveu a plataforma empregando big data. Um robô coleta automaticamente dados das fontes – estruturados, semiestruturados ou não-estruturados – e o sistema aplica inteligência analítica gerando diversos painéis com indicadores e gráficos. Seus públicos-alvo são a administração pública federal, estadual e municipal, o setor empresarial da mobilidade e logística, trabalhadores do setor (diretos, indiretos e fornecedores), organizações associativas e sindicais (patronais e de trabalhadores do setor), os centros de PDI, a comunidade científica e os cidadãos.

Entre as informações disponibilizadas estão produção industrial, importação e exportação de veículos e autopeças, empregos no setor, patentes e eficiência energética, além de 40 indicadores de performance e 63 gráficos representativos dos dados. Esses gráficos, aliás, podem ser baixados e utilizados pelos usuários. Também é possível criar séries históricas de períodos determinados. Todo o ambiente computacional aplicado é aberto e está hospedado em um appliance desenhado e configurado especificamente para trabalhar com grandes volumes de dados e transformá-los em painéis de informações. Os dados coletados pelo Observatório nesta versão provêm de seis fontes: Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Pesquisa Industrial Anual – Empresa (PIA-Empresa) do IBGE, Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Novo CAGED e dados internos do Ministério da Economia relacionados ao Programa Rota 2030. “

De nada vale o Governo dispor de dados relevantes e não os transformar em uma informação estratégica para o país. Daí a importância do Observatório, que tem o propósito monitorar e acompanhar resultados de políticas públicas para o setor automobilístico brasileiro, permitindo avaliar os impactos do Programa Rota 2030 e seus resultados para a indústria e a sociedade. A ideia é que essa plataforma seja uma referência para o acompanhamento de políticas públicas”, diz Vinícius Allan de Oliveira, responsável pela área de TI e de projetos estratégicos da Softex. Para acessar o conteúdo do Observatório Nacional das Indústrias para a Mobilidade e Logística, visite https://observatoriodados.org.br/ mobilidade-logistica


Notícias Relacionadas
Read More

Números da estagnação automotiva brasileira

O Brasil encerrou 2023 com uma capacidade instalada para produzir 4,5 milhões de veículos por ano. Acontece que fabricamos, ainda em 2023, 2,33 milhões de unidades, segundo informações da Anfavea. Isso representa quase 50% de ociosidade.