Setor automotivo vivencia ascensão feminina -

Setor automotivo vivencia ascensão feminina

De acordo com um estudo realizado pela Data OLX Autos, o envolvimento das mulheres no segmento cresceu quase 3%, nos últimos 6 anos.

O público feminino vem ganhando destaque nas mais variadas áreas a cada ano que passa, incluindo a indústria e o mercado automotivo. A presença feminina no setor teve um aumento significativo na última década. De acordo com um estudo realizado pela Data OLX Autos, o envolvimento das mulheres no segmento cresceu quase 3%, nos últimos 6 anos. Segundo a avaliação, que utilizou informações da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e dados atualizados do mercado de trabalho formal, a força de trabalho feminina no mercado automobilístico era de 16,8% em 2011. Dez anos depois, essa participação  subiu para 19,4%. A pesquisa também revelou um leve aumento da presença feminina no setor de comércio de automóveis. De 22,6% em 2011, passou para 23,1% em 2021.

Apesar da participação feminina no comércio de automóveis ser maior do que na indústria automotiva, há uma grande diferença quando comparada ao comércio em geral, onde as mulheres representam 44,1% do total de postos de trabalho, um percentual mais próximo da divisão populacional do país.

O setor, majoritariamente ocupado por homens, vem evoluindo ano a ano. Linda Rossi Oliveira, consultora de Vendas na Concessionária Ford Slaviero, de Curitiba, relembra alguns desafios: “Com certeza, ainda temos barreiras que precisamos enfrentar para avançar, pois há quem pense que as mulheres não entendem de carros. Ainda bem que, aos poucos, o cenário está mudando”.

Crescimento e importância da mulher

Mesmo com o preconceito enfrentado no passado, Linda e a também consultora de Vendas da Ford Slaviero Flávia Alves Machado Rosa acreditam que as mulheres tendem a ganhar cada vez mais espaço na área. “Aos poucos, o público feminino vem crescendo e conquistando o mercado, ao ocupar cargos de liderança. Com o passar dos anos, vamos conquistando nosso lugar, com muito profissionalismo, superando o preconceito”, relata Flávia. Segundo ela, o tabu vem sendo quebrado nos últimos anos. “Nós mostramos que entendemos muito de carros e temos uma sensibilidade apurada para entender as demandas do consumidor.”.

A presença feminina vai além de inspirar outras mulheres a ingressarem no setor automotivo. “Não é à toa que elas ocupam cargos diversos, desde desenvolvimento, engenharia, gestão e pesquisa, até pintura e reparos. Caminhamos a passos largos rumo a maior diversidade e igualdade de oportunidades no mercado de trabalho”, finaliza Flávia.


Notícias Relacionadas
Read More

São Paulo apresenta plano para zerar emissões de gases estufa até 2050

Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, lançou hoje (3) o Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima SP). Desenvolvido em parceria com a rede internacional de cidades C40, o plano pretende neutralizar as emissões de gases de efeito estufa na capital paulista até 2050.