O setor de autopeças encerrou o ano de 2022 com aumento de atividade de 1,4% em relação a 2021. O mês de dezembro, por sua vez, registrou queda de 11,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior, e na comparação com novembro deste ano, o resultado foi uma queda de 25,7%.
Tal resultado deveu-se principalmente ao menor número de dias úteis de atividade em resultado do fechamento de empresas de autopeças e terminais devido ao feriado. Todos os itens ligados à Cadeia de Valor Automóvel tiveram um bom desempenho em 2022, com exceção do setor de Pneus, que ainda continua registrando queda “residual” no acumulada face ao ano anterior (-8,7% i.a.) em consequência de conflitos sindicais que houve.
Ainda de acordo com a AFAC (Associación de Fábricas Argentinas de Componentes),
a produção de veículos aumentou de janeiro a dezembro de 2022 em 23,5% em comparação com o mesmo período de 2021, fechando o ano com um total de 536.893 unidades fabricadas. O comparativo do mês de dezembro com novembro de 2022, há uma queda significativa no 69,5%, como aconteceu com autopeças, embora em quantidade bem inferior o segundo, por ser este o segmento que mais impacto tem na atividade do referido setor.
As exportações de autopeças, por sua vez, registraram um desempenho muito bom durante o ano de 2022 com um aumento de 11,6% ano-a-ano.
Para o segmento de mercado de reposição, considerando a venda de combustível como indicador aproximado do nível de atividade do mesmo, também foi observado um aumento no período janeiro-dezembro, que se situa em 14,7% ano-a-ano.