Setor de serviços sobe 10,9% em 2021 -

Setor de serviços sobe 10,9% em 2021

Segmento recuperou as perdas do ano anterior; na comparação mensal, dezembro teve alta de 1,4% em relação a novembro

O volume de serviços prestados no País cresceu 10,9% em 2021 em relação ao ano anterior, recorde da série histórica iniciada em 2012, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento aponta que o segmento recuperou as perdas do ano anterior.

“Nos primeiros meses de 2020, o setor de serviços foi duramente afetado em função da necessidade de isolamento social e do fechamento dos estabelecimentos que prestavam serviços de caráter presencial”, explicou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. “Por outro lado, a pandemia trouxe oportunidades de negócios para serviços voltados às empresas, como os de tecnologia da informação, transporte de cargas, armazenagem, logística de transporte e serviços financeiros auxiliares, que tiveram ganhos mais expressivos e compensaram as perdas dos serviços de caráter presencial.”

Os 26 Estados e o Distrito Federal apresentaram alta no volume de serviços no ano passado. O principal impacto positivo veio de São Paulo (11,5%), seguido por Minas Gerais (14,0%), Rio de Janeiro (7,3%), Rio Grande do Sul (12,1%) e Santa Catarina (14,7%).


Notícias Relacionadas