Sincopeças-SP e IBER firmam parceria para reciclagem de baterias -

Sincopeças-SP e IBER firmam parceria para reciclagem de baterias

O tema envolve toda a cadeia produtiva, por isso, é fundamental que os comerciantes se mantenham atualizados com relação às informações e os controles legais exigidos pela lei

O presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho, reuniu-se com a diretora executiva do IBER – Instituto Brasileiro de Energia Reciclável, Amanda Schneider, para firmar parceria que visa a promover, conjuntamente, a divulgação e os procedimentos que as empresas envolvidas com a comercialização de baterias chumbo ácido deverão adotar com relação ao destino de seus insumos.

Segundo Heber Carvalho, o tema envolve toda a cadeia produtiva, desde a fabricação até distribuidores, varejistas e consumidor final. “É fundamental que os comerciantes se mantenham atualizados com relação às informações e os controles legais exigidos pela lei. Tanto o Sincopeças-SP quanto o IBER estão disponíveis para orientações às empresas de autopeças que comercializam baterias para automóveis, caminhões e motocicletas”, assegura o presidente.

Amanda Schneider explica que o IBER é uma entidade sem fins econômicos, criada exclusivamente para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos PNRS no setor, que oferece uma solução completa e econômica que permite apoiar a gestão da Logística Reversa nas empresas, otimizar seu trabalho de coleta de baterias inservíveis e protegê-las contra sanções e irregularidades, atuando na interlocução e apoio ao setor privado e órgãos competentes para o atendimento das obrigações ambientais.

A diretora afirma que o sistema nacional de logística reversa de baterias desenvolvido pelo IBER foi apontado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma boa referência para gestão de resíduos no País, destacando-se como projeto de gestão piloto junto ao comércio. “A evolução que nosso sistema tem apresentado de forma contínua chamou a atenção do MMA. A certificação do IBER chegou a um patamar em que já é possível de ser adotada em outros Estados e municípios. Um reconhecimento importante ao trabalho que estamos desenvolvendo”, celebra a diretora.

Para gerenciar a logística reversa de baterias no Brasil, o IBER trabalha com uma plataforma de gestão altamente segura, com tecnologia de ponta, processos automáticos, armazenamento de dados em nuvem, acompanhamento remoto pelos associados e uma equipe técnica especializada que auxilia cada empresa no atendimento das obrigações e melhoria de seus processos. Através dela é possível não apenas organizar a gestão da logística reversa, mas mapear inconsistências, estimular a devolução de inservíveis, certificar e reconhecer as empresas que adotem as práticas ambientalmente corretas.

Conforme o Acordo Setorial para Implementação de Sistema de Logística Reversa de Baterias Chumbo Ácido firmado entre entidades governamentais e setoriais, fabricantes, replicadores, distribuidores, comerciantes e a entidade gestora, é de responsabilidade dos Fabricantes, Importadores, Distribuidores e Comerciantes de Baterias implementar o Sistema, composto por Pontos de Coleta, bem como pelos serviços de coleta, transporte, armazenamento e destinação final ambientalmente adequada de Baterias Inservíveis.

Cabe especificamente aos Comerciantes receber ou coletar as Baterias Inservíveis, quando os Consumidores entregarem de forma voluntária, preferencialmente no momento da substituição destas por Baterias novas. Os Comerciantes acondicionarão as Baterias Inservíveis em suas instalações, denominadas Pontos de Coleta.

Veja a íntegra do Acordo no link IBER – Acordo Setorial para Implementação de Sistema de Logística Reversa de Baterias Chumbo Ácido.


Notícias Relacionadas
Read More

Pix poderá ser usado em aplicativos de mensagens e compras online

ara isso, uma resolução do BC, anunciada hoje, regulamenta regras para as instituições financeiras participantes do open banking (sistema de compartilhamento de dados). Somente essas instituições poderão oferecer os novos serviços. Foram definidos os requisitos técnicos e os procedimentos operacionais para o compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento de Pix.