O Sincopeças-SP e o Senac-PR firmaram parceria para realização de curso de formação de profissionais para o setor de autopeças
O SINCOPEÇAS-SP firmou parceria com o SENAC-PR com a finalidade de disponibilizar aos seus representados o Programa de Formação para o Setor de Comércio de Autopeças – EAD (Ensino À Distância), curso com carga horária de 95 horas e três módulos de conteúdo.
O Programa de Formação para o Setor de Autopeças visa a profissionalização de balconistas, atendentes, vendedores e supervisores de lojas. O curso tem foco no atendimento ao cliente e liderança. Os pré-requisitos aos interessados são idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo.
Para o presidente do Sincopeças-SP, Francisco Wagner De La Tôrre, antes de falar do significado dessa parceria é necessário dar um testemunho sobre a importância do Senac, a principal escola formadora de profissionais para o comércio e o turismo do País. “O Senac é uma escola tradicional, séria, muito bem estruturada e exemplo de entidade, que traz orgulho para toda sociedade”, comenta De La Tôrre.
“Por conta dessa qualidade educacional, e na busca de trazer para o setor varejista de autopeças os melhores quadros e as melhores instituições para formação dos seus profissionais, o Sincopeças-SP só poderia firmar parceria com o Senac, uma grife da área de educação. Nos sentimos muito seguro e orgulhosos de termos feito uma parceria com uma instituição como o Senac, para promover um curso robusto, sólido, sério e com certificado para a formação e qualificação de seus profissionais”, diz o presidente.
De La Tôrre afirma ainda que essa parceria é resultado de muito trabalho e empenho do Sincopeças-SP em ajudar a estruturar um curso específico para formação de uma categoria profissional carente, que é a de balconista. “Trata-se de uma profissionalização crucial para o setor varejista de autopeças, que retrata o esforço do Sincopeças-SP em suprir essa carência do mercado”, assegura o presidente.
DURAÇÃO E CUSTOS
O curso tem duração de aproximadamente sete semanas de estudo, totalmente a distância, com conteúdo dividido em três módulos. Encerrado o período normal de estudos haverá um período de recuperação de duas semanas.
O tutor do curso responderá às dúvidas dos alunos, enviadas por e-mail ou através do fórum de dúvidas disponibilizado no ambiente virtual, ou ainda por telefone. O tempo para retorno é de 24h, lembrando que o atendimento é feito em horário comercial (das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira).
O aluno receberá via e-mail, no dia do início do curso, os dados e instruções para acesso.
O custo para as lojas Contribuintes da Taxa Associativa ao Sincopeças-SP é de R$ 400,00.
Para as lojas Não-Contribuintes da Taxa Associativa, o valor do curso é de R$ 750,00.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição encaminhada em anexo e enviar para o e-mail sincopecas@sincopecas.org.br.
O início do curso ocorrerá a partir do preenchimento de 25 vagas.
Título do Curso
Programa de Formação para o Setor de Autopeças – EAD
Carga Horária
95 horas
Objetivo do Programa
- Identificar a história, a organização e as responsabilidades do setor de comércio de Autopeças;
- Conhecer conceitos e estratégias que possibilitem atender o cliente do setor com qualidade;
- Aperfeiçoar os conhecimentos em gestão e liderança alinhados às necessidades do setor.
Ementa dos cursos
Módulo 1 – Conhecendo o Setor de Autopeças (15h)
- O setor de comércio de autopeças;
- Organização do setor;
- Responsabilidades do setor;
- Boas Práticas de marketing institucional.
Módulo 2 – Qualidade no atendimento ao cliente (40h)
- Introdução ao atendimento: – importância do atendimento; – cliente; – atendente.
- Relacionamento com o cliente:
– atendimento com excelência;
– como lidar com os diversos tipos de clientes;
– como conquistar e manter clientes.
- Comunicando-se com o cliente:
– comunicação verbal e não verbal;
– vocabulário;
– a arte de atender.
- Encantamento do cliente como vantagem competitiva:
– a arte de encantar o cliente.
Módulo 3 – Aperfeiçoamento em gestão e liderança (40h)
- A arte de Liderar:
– importância da liderança organizacional;
– teorias da liderança;
– novos paradigmas da liderança.
- Talentos humanos:
– individualidade humana;
– motivação humana;
– inteligências múltiplas.
- Ferramentas de liderança:
– comunicação eficaz;
– competência interpessoal;
– reconhecer o valor da ética para o exercício da liderança.
- Construção e desenvolvimento de equipes:
– construção de equipes;
– desenvolvimento humano;
– inovação organizacional.
Avaliação e critérios para conclusão
A avaliação da aprendizagem do Programa de Formação para o Setor de Autopeças – EAD será baseada em participação e entrega pontual de todas as atividades de cada um dos 3 módulos.
Para aprovação e certificação, é necessário alcançar nota igual ou superior a sete (7,0) na média das avaliações dos 3 módulos que fazem parte do Programa de Formação para o Setor de Autopeças – EAD.
Recursos
Para o curso, é necessário que os alunos tenham acesso a um computador com acesso à internet e os seguintes pré-requisitos técnicos:
- Processador Intel® Pentium® 4 ou AMD Athlon® 64 − 2 GHz ou mais rápido.
- Microsoft ® Windows® 7 com Service Pack 1, Windows 8 ou Windows 8.1.
- 2 GB de RAM − recomenda-se 8 GB.
- 2 GB de espaço livre em disco para a instalação; requer espaço livre adicional durante a instalação. Atenção: não é possível instalar em dispositivos de armazenamento removíveis flash.
- Monitor 1024×768 − recomenda-se 1280 x 800 − com cores de 16 bits e 512 MB de VRAM − recomenda-se 1 GB.
- Sistema com capacidade para OpenGL 2.0.
- Caixas de som.