Sindipeças: revisão da metologia de estimativa de faturamento no setor

Sindipeças revisa metodologia de estimativa de faturamento

Como resultado da revisão, a indústria de autopeças deve faturar em 2019 cerca de R$ 144 bilhões ante os R$ 102,5 bilhões da previsão anterior. Em 2020, estima-se crescimento de 3%.
Sindipecas revê metodologia de estimativa do faturamento na indústria de autopeças.

O Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) revisou sua série histórica de estimativas de faturamento da indústria de autopeças, utilizando nova metodologia. Até 2018, o cálculo do faturamento anual levava em conta o resultado de pesquisa feita com empresas associadas. A partir de agora, serão incorporadas estatísticas oficiais.

“Com isso, os dados de anos anteriores foram recalculados em razão da alteração dos números”, explica George Rugitsky, conselheiro do Sindipeças responsável pela área de Economia.

O levantamento do Sindipeças passa a adicionar as informações de autopeças extraídas da Pesquisa Industrial Anual (PIA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) que não são originalmente do setor, embora diretamente relacionados a ele. São utilizados também indicadores da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério da Economia.

Segundo resultados da revisão metodológica, a indústria de autopeças deve faturar este ano cerca de R$ 144 milhões de reais (a previsão anterior era de R$ 102,5 bilhões). Em 2020, estima-se crescimento de 3% para R$ 148,5 bilhões.

Tabela do Faturamento nominal do Sindipeças
Tabela da participação percentual do faturamento por segmento realizado pelo Sindipeças. Montadora, Reposição, Exportação e Intrassetorial.
Tabela de Investimentos Totais pelo Sindipeças. Investimentos em reais e dólares e suas variações.
Tabela da balança comercial (Fonte: Sindipeças). Exportaçã, Importação e Resultado
Tabela do número de postos de trabalho (em milhares). Fonte: Sindipeças.

Notícias Relacionadas
experiência do consumidor
Read More

O papel da conexão humana no futuro do varejo

Em artigo, a diretora do LabData da FIA, Alessandra Montini, debate importante sobre o papel da humanização na criação do futuro do varejo em meio às novas tecnologias
Read More

GWM transfere bilhões para mercado automotivo brasileiro

Como a Índia – país em que a marca ia investir bilhões com a instalação de um novo polo industrial – atrasou os prazos de confirmação, o Brasil é o país mais promissor para substituí-lo. Os investimentos estão na casa do US$ 1 bilhão.