Solução permite que varejistas vendam sem custos com estoque -

Solução permite que varejistas vendam sem custos com estoque

Com o nome de dropshipping, novidade da G&B já está disponível para lojas com inscrição estadual em São Paulo

Há muito tempo os custos de manutenção de estoque no varejo não constituíam um desafio tão grande quanto atualmente. Tal cenário foi exposto, por exemplo, na ‘Sondagem do Comércio da Fundação Getúlio Vargas’ que, realizada em 2023, apontou que o custo elevado dos estoques era apontado como um fator limitante por 23,8% dos varejistas, maior índice do quesito desde maio de 2016. Diante deste fato, distribuidores dos diferentes nichos da economia se viram frente à missão de buscar soluções que pudessem viabilizar a operação dos varejistas – sobretudo os players de médio e pequeno porte, sempre mais vulneráveis aos movimentos conjunturais. Empresa de destaque no aftermarket automotivo nacional, setor cuja capilaridade depende de forma significativa das chamadas ‘PMEs’, a distribuidora de autopeças G&B lançou uma novidade que promete mitigar os impactos no encarecimento dos estoques. Trata-se do Dropshipping, plataforma que permite que os varejistas possam vender produtos que ainda não investiram para ter em seus estoques.

“Diferente das vendas tradicionais, em que o lojista adquire o estoque, anuncia, vende e despacha a mercadoria, o modelo Dropshipping coloca à disposição do lojista todo o estoque do fornecedor. Quando o lojista efetiva a venda, o fornecedor cuida de toda separação e envio ao cliente final. Só então o lojista paga por aquela mercadoria adquirida e que já foi encaminhada ao cliente final”, explica a Head de Inovação da empresa, Nicoly Beiram. “Ao adaptar este modelo tradicional de Dropshipping, a G&B passou a disponibilizar aos clientes parceiros, seus mais de 25,000 itens em estoque à pronta entrega, 100% nacionalizados”, complementa a executiva.

À primeira vista, a solução inovadora tem como principal impacto a otimização do capital de giro dos varejistas parceiros. No entanto, as empresas que aderirem ao dropshipping poderão ter vantagens em uma segunda camada. Isso porque, ao contar com a estrutura de logística da distribuidora, os varejistas de pequeno e médio porte podem expandir suas fronteiras de comercialização online ao terem mais facilidade de relacionamento com clientes geograficamente distantes. “Nós cuidamos de toda a logística. Desde a separação, embalagem, até o envio ao cliente final”, relata Nicoly Beiram.

Ação faz parte de movimento de resgate ao varejo de autopeças nacional promovido pela G&B

Na última edição do Novo Varejo Automotivo, o presidente da Andap, Rodrigo Carneiro, demonstrou preocupação e compromisso com a capacitação dos diferentes elos da cadeia do aftermarket automotivo independente para lidar com desafios como o aumento da demanda por digitalização e o maior interesse de players como as montadoras neste mercado. Compartilhando das mesmas inquietações, a G&B tem se mostrado proativa para contribuir para a sobrevivência dos varejistas, seus principais parceiros, por meio de ações que compõem o seu movimento ‘Salve o varejo’. Dentre as principais ações promovidas pela distribuidora está o ‘Loja Legal’ que, em parceria com o Sebrae e o Sincopeças-SP, realiza uma espécie de workshop personalizado com varejos de todo o país, identificando suas principais lacunas e formatando um plano de evolução para solucioná-las. Segundo Nicoly Beiram, a introdução do dropshipping no mercado é parte desta visão macro de necessidade de resgate e proteção das PMEs diante dos desafios conjunturais e do avanço dos grandes players. “Acreditamos firmemente na colaboração e na inovação como pilares fundamentais para o crescimento sustentável do varejo de autopeças”, reforçou a responsável pelo dropshipping na G&B.

Ficou interessado? Confira detalhes para adesão ao Dropshipping da G&B

Quem pode aderir: varejistas do Brasil inteiro, desde que tenham inscrição estadual em São Paulo. De acordo com a direção da G&B, em breve a distribuidora irá expandir sua operação para os estados de Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Como aderir: o lojista interessado deve preencher um breve formulário disponível no site da G&B e aguardar o contato de um consultor da empresa. Para mais informações acesse: www.gb.com.br/dropshipping/


Notícias Relacionadas
Read More

Ameaça x Oportunidade

Nesses tempos de grande choque econômico e estrutural, nos acostumamos a ser confrontados por alguns discursos que tratam das oportunidades que se escondem por trás dos véus das grandes crises e terminam por se apresentar como momentos raros para a construção de estratégias inovadoras, primorosas, arrebatadoras até.