Stellantis apresenta plano estratégico para a América do Sul e anuncia foco em motorização híbrida no mercado brasileiro -

Stellantis apresenta plano estratégico para a América do Sul e anuncia foco em motorização híbrida no mercado brasileiro

Cappellano detalhou estratégias da empresa para descarbonização e expansão no aftermarket Crédito da Foto: Leo Lara

Claudio Milan

A Stellantis apresentou nesta quinta-feira, 25 de abril, o Next Level, plano estratégico da fabricante de automóveis para a América do Sul, que visa a consolidar a liderança, à descarbonização da mobilidade e à expansão dos negócios da companhia na região. Recentemente, a empresa anunciou o maior plano de investimentos da história na indústria automotiva brasileira e sul-americana, totalizando R$ 32 bilhões de 2025 a 2030. “O Next Level representa um novo ciclo virtuoso, que iniciamos na região após o anúncio de nossos investimentos recordes. Vamos consolidar a liderança e expandir os negócios, com o lançamento de novos produtos, investimentos direcionados para todos os Polos Automotivos da Stellantis na região, a aquisição de novas empresas, entre outras ações previstas em cada dos pilares estratégicos”, detalha Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis para a América do Sul.

Em entrevista coletiva, que reuniu a imprensa do setor automotivo, Cappellano tratou de um tema bastante importante neste momento de transição que a indústria vive: a tecnologia que vai mover os carros brasileiros no futuro. Segundo o executivo, não é possível assegurar agora, com precisão absoluta, o que virá nos próximos anos. Porém, a particularidade do etanol combustível traz uma vantagem competitiva para o Brasil, fazendo com que a propulsão híbrida se apresente como a solução mais atraente até aqui. Com isso, ainda que não descarte um automóvel 100% elétrico em longo prazo, a Stellantis partirá para os carros híbridos no mercado brasileiro.

“A matriz energética do Brasil é limpa e o biocombustível oferece a possibilidade de ser mais limpa que as opções para redução de emissões de CO2 que outras regiões têm. O jeito que encontramos para sermos mais sustentáveis e atender às emissões é conjugar o híbrido com os motores flex a etanol. Isso oferece a melhor entrega interna de custos porque custa menos que o carro elétrico e tem eficiência quanto ao CO2. Um carro elétrico custa 10 mil dólares a mais que os convencionais a combustão. Além das questões de infraestrutura, quem vai sustentar uma diferença de 55 mil reais a mais? Nosso compromisso é com a descarbonização, mas dentro do bolso das famílias brasileiras”, detalhou Cappellano.

Para concretizar esta estratégia, a Stellantis desenvolveu uma solução brasileira: o Bio-Hybrid, que contará com quatro plataformas que serão a base para os carros híbridos das marcas que integram o grupo no país: Fiat, Peugeot, Citroën e RAM. A flexibilidade desta tecnologia também facilitará eventuais correções de rumo, conforme a própria evolução do mercado. “As plataformas Bio-Hybrid podem assimilar desde os motores tradicionais, o híbrido e até o elétrico. Porque não se há certeza sobre como caminharão os elétricos 100% no Brasil”, acrescentou Emanuele Cappellano.

O planejamento global do grupo prevê 20% de eletrificados no Brasil até 2030, 50% nos Estados Unidos e 100% na Europa. E qual será o primeiro carro híbrido para o mercado brasileiro? Cappellano prometeu revelar no segundo semestre deste ano…

AFTERMARKET

Como já noticiamos em todas as plataformas de conteúdo do Novo Varejo, o planejamento da Stellantis também prevê movimentos sólidos e ousados no aftermarket automotivo. Recentemente, a empresa tornou pública a aquisição de 70% do grupo DPaschoal, que agora terá o comando de Gerson Prado, executivo com grande experiência no mercado de reposição.

Considerando todas as operações do grupo somadas à ampla rede de concessionárias das marcas integrantes, a Stellantis já se declara hoje a maior distribuidora de autopeças do Brasil. “Hoje somos a maior distribuidora no Brasil e na Argentina e isso contribui na sustentabilidade financeira da empresa”, disse Cappellano aos jornalistas.

Embora a afirmação possa receber questionamentos por parte dos players do aftermarket, esse objetivo está no planejamento estratégico da empresa.

NEXT LEVEL

O plano estratégico da Stellantis está dividido em seis pilares estratégicos:

• Aceleração do Negócio, com a expansão de produtos e serviços, a ampliação da liderança de mercado e o protagonismo na inovação;

• Experiência do Cliente, sendo a melhor empresa da indústria em qualidade dos produtos & serviços, com novas tecnologias para segurança e experiência de condução;

• Excelência Operacional, aumentando as sinergias e a eficiência operacional;

• Descarbonização, liderando a transição energética para uma mobilidade segura, sustentável e acessível;

• Pessoas, com a atração de talentos para consolidar a Stellantis como uma Mobility tech company;

• Finanças, ampliando as receitas e garantindo a sustentabilidade do negócio.

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