Tecnologia da informação no mercado de reposição de autopeças -

Tecnologia da informação no mercado de reposição de autopeças

Por Paulo Zen

O tema já é bastante discutido no mercado, mas o que tem sido feito a respeito? O Brasil está preparado?

Dados nas nuvens, streaming de dados, e-commerce, analytics, tecnologia das coisas, hubs, todos estes termos já são familiares e estão presentes no nosso cotidiano, seja para comprar algo online, para ouvir música ou compartilhar alguma informação. Não resta dúvida que estes fatores já deixaram de ser meras tendências para hoje se tornarem a regra do jogo no ambiente de negócios. Mas quando analisamos um pouco mais a fundo o mercado de reposição de autopeças – especialmente o Independent Aftermarket (IAM) brasileiro – a realidade é um pouco diferente, ou melhor dizendo, ainda é mesma de uma década atrás. Telefone, catálogos desencontrados, informação desatualizada, estes termos parecem mais familiares ao mercado IAM do que aqueles mencionados aqui no início. E agora? Como mudaremos este jogo?

Vamos começar com aquele velho ditado “Nada se cria, tudo se transforma copia”. O que o mercado europeu, por exemplo, tem feito de diferente de nós brasileiros? Primeiro de tudo, o pessoal lá no velho mundo já criou um padrão para as informações da indústria – em 1994. Segundo, estas informações estão compiladas e podem ser integradas facilmente a sistemas. Terceiro, sistemas eficientes que conectam fornecedores e clientes. Já dá para ouvir aquele comentário dos mais céticos “Mas isso até chegar aqui no Brasil vai demorar”. Pois bem, meu caro amigo incrédulo, tudo isso já está disponível para nós, a empresa TOPMOTIVE South America trouxe para o nosso mercado soluções que levam informações – padronizadas – da indústria até o chão da oficina mecânica e sistemas de vendas para toda a cadeia de mercado.

A TOPMOTIVE tem sua história diretamente ligada ao padrão de dados lá nos anos 1990 na Europa. Já nos seus primeiros anos, teve a missão de criar o padrão de informações que o mercado de autopeças utilizado até hoje por lá. Mas não pararam por aí, continuaram a desenvolver sistemas de vendas personalizados com todas estas informações para os distribuidores e varejistas de autopeças. Hoje, 23 anos depois, são mais de 700 catálogos e sistemas de vendas desenvolvidos em 36 países. A empresa que já tem sua sede aqui no Brasil traz esta mesma tecnologia para todo o mercado. Para as indústrias, serviços de tratamento e padronização dos dados, catálogos onlines e Apps. Para distribuidores e varejistas, sistemas de vendas personalizados com as informações atualizadas diretamente pela indústria. Com uma simples conexão com o ERP e o catálogo se transforma em um sistema de vendas onde a oficina mecânica pode ter acesso às informações e também a preços e disponibilidade, podendo finalizar a compra ali mesmo.

E lá vem nosso amigo cético de novo, “Mas eu não quero deixar o meu preço e estoque exposto para todo mundo”, sem problemas, o acesso é restrito por usuário e senha, e além disso, é possível informar diferentes preços para cada cliente. “Mas eu tenho várias filiais”, cada usuário pode ser direcionado ao estoque de uma filial específica. “E se o meu cliente só pesquisar e não comprar?”, a TOPMOTIVE tem o sistema TM Analytics que mostra o que, como e onde foi pesquisado no seu sistema. E caso haja alguma pergunta um pouco mais complexa, a TOPMOTIVE tem um time de 220 pessoas dedicadas a buscar a resposta. Programadores, web designers, key accounts e até mecânicos trabalham na empresa para combinar conhecimentos de TI com reparação automotiva.

O nosso mercado pode estar uma década atrasado em comparação com mercados mais desenvolvidos, mas não vamos precisar de 10 anos para chegar onde eles estão.


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