Tecnologia ganha velocidade e transformação digital nas empresas precisa acompanhar o ritmo das inovações -

Tecnologia ganha velocidade e transformação digital nas empresas precisa acompanhar o ritmo das inovações

Gestor precisa ficar atento às novas soluções em inovação aberta e até nas tendências globais para trazer as novidades para o estabelecimento

Claudio Milan

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Desde o momento em que surgiram no mercado, os voos comerciais levaram 68 anos até atingir a marca de 50 milhões de usuários. Com os carros, o tempo foi um pouco menor: 62 anos. O computador precisou de 14 e os telefones celulares, 12. Já o Facebook esperou apenas 3 anos para chegar à marca dos 50 milhões de usuários. E a recente plataforma tik tok, míseros 19 dias!

Os dados foram apresentados no Seminário da Reposição Automotiva pela gerente de Inovação da Cielo, Ana Fusco, na palestra “Movimentação do Mercado e Tendências”. “Cada vez mais a tecnologia ganha velocidade. E a transformação digital dentro das empresas precisa acompanhar. Não podemos ficar para trás. Aqui na Cielo trabalhamos muito com inovação aberta. Então, a questão é: o que o mercado já tem construído que a gente pode usufruir?”, perguntou Ana Fusco ao iniciar sua palestra.

A executiva utilizou dados para ratificar o conceito de que o ambiente digital estará em todas as dimensões de nossas vidas: 72% dos brasileiros tiveram sua primeira experiência com a plataforma de streaming; 48% recorreram a vídeo-chamadas para conversar nos finais de semana; e 40% passaram a usar mais o comércio eletrônico, mesmo tendo cortado gastos. Os índices se referem ao período da pandemia.

“A movimentação do mercado mostra que os nossos consumidores estão mais digitais. Mais do que nunca precisamos participar sempre da digitalização da nossa parte comercial, dos nossos produtos. Hoje, o consumidor final tem um poder de decisão e escolha muito maior e ele se aproveita disso – como pagar, onde receber o produto. Ele éomnichannel. A maneira de se pagar é uma dessas mudanças: maquininha, transferência, Pix. Nesse cenário, não existe uma única alternativa e, por isso, não cabe ao lojista limitar as opções, pois o consumidor é quem vai dizer qual a sua preferência e a tendência”.

Nesse sentido, Ana Fusco apresentou algumas dessas soluções de pagamento – que já existem – e que podem ser utilizadas pelas empresas para benefício do cliente. “Precisamos sempre estar atentos às tendências e novas soluções e como vamos utilizar isso para nosso estabelecimento. Aquilo que o mercado já está fazendo e que a gente pode capturar para a empresa também”, finalizou.

PIX

Permite aos usuários fazer transferências e pagamentos instantâneos

Benefícios

  • Disponível 24 horas por dia
  • 7 dias por semana
  • Pagar usando apenas um dado da pessoa (CPF, telefone, e-mail ou chave aleatória)

OPEN BANKING

O cliente possui todas as suas informações e leva para onde quiser, não precisa começar um relacionamento do zero

Benefícios

  • Mais liberdade e autonomia para o cliente
  • Menos custos
  • Mais competição

RECONHECIMENTO FACIAL

Novo formato de meios de pagamentos, facilitando o cashless

  • No checkout da compra, o sistema solicita uma selfie para confirmar dados pessoais e cartão de crédito
  • Solução de pagamento sem fricção e integrada ao e-commerce da marca
  • Garante maior segurança nos pontos de autoatendimento

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