Tecnologias além das gerações: como o varejo se adapta a cada uma -

Tecnologias além das gerações: como o varejo se adapta a cada uma

Dos Baby Boomers à Geração Z as tecnologias auxiliam para uma melhor experiência de compra no varejo

Com o crescimento do varejo online, a interconexão entre as gerações torna-se cada vez mais evidente. Diante dessa diversidade, as empresas enfrentam o desafio de atender às particularidades de consumidores que abrangem desde os Baby Boomers até a Geração Z.

Entre a Geração Baby Boomer até a Geração X, é possível identificar similaridades no que buscam na hora da compra, como a valorização de conteúdos informativos e avaliação dos produtos, que contribuem para estabelecer confiança e garantir a satisfação desse grupo. William Santos, Diretor Comercial da VarejOnline, explica que buscar a fidelização é um processo mais desafiador para esse grupo, mas possível por meio de estratégias, inclusive apoiadas na Inteligência Artificial, que por meio de dados compreende os consumidores e oferece experiências sob medida.

Já quando falamos dos Millennials e da Geração Z, são pessoas nativas digitais e socialmente engajadas, acostumadas a compras no ambiente digital. Para conquistar esse grupo, William indica que as empresas devem investir em um marketing digital robusto, presença ativa nas redes sociais e experiências de compra completas. 

“Os consumidores contemporâneos, em especial os pertencentes às gerações Y e Z, estão profundamente imersos no ambiente digital. Portanto, plataformas de comércio eletrônico, aplicativos móveis e presença ativa nas redes sociais tornam-se imprescindíveis para alcançar e engajar esse público”, diz o especialista.

A personalização é uma chave para conquistar diferentes gerações. Tecnologias de análise de dados e inteligência artificial permitem que os varejistas compreendam as preferências individuais dos consumidores e ofereçam experiências sob medida. Os Millennials, por exemplo, valorizam a personalização em produtos e serviços, enquanto os consumidores mais velhos podem apreciar ofertas adaptadas às suas necessidades específicas. Sistemas de recomendação baseados em algoritmos são ferramentas poderosas para fidelizar clientes de todas as idades.

William Santos destaca ainda que a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) são tecnologias que transcendem as barreiras geracionais, proporcionando experiências envolventes e imersivas. “Os consumidores mais jovens podem explorar virtualmente produtos antes de comprar, enquanto os mais velhos podem utilizar essas tecnologias para facilitar a visualização e a tomada de decisões. É importante que os varejistas entendam os perfis para direcionar o comprador no momento da compra”, conclui o Diretor.

Ao adotar abordagens inovadoras, os varejistas podem estabelecer conexões mais profundas com os consumidores, criando experiências que vão além das barreiras etárias e consolidam sua posição no mercado.


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