Cada vez mais o varejo é convidado a integrar seu ponto de venda físico às inovadoras tecnologias digitais que se multiplicam com velocidade espantosa. Trata-se, sem dúvida, de um enorme desafio imposto pelos consumidores, que não abrem mão de utilizar todos os canais possíveis para realizar a melhor compra.
“O setor varejista passa por um momento de amplas e profundas transformações. Cada vez mais exigentes e conectados, os consumidores esperam do setor mudanças para acompanhar as novas tendências. As novas tecnologias e o mundo digital desafiam o varejo a evoluir seu modelo de negócio, integrando canais físicos e digitais incorporando inovação e cultura digital nos projetos no seu dia a dia e na jornadas dos consumidores. Há uma necessidade crescente de aprimorar conhecimentos e incorporar novas tecnologias, buscando melhorias na gestão e nas vendas. O objetivo é adaptar-se às novas tendências e criar novas formas de interação e relacionamento com os clientes”, relata Guto Ferreira, presidente da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial na introdução do e-book “Inovação no Varejo – Os Desafios do Empresário Brasileiro”.
O executivo prossegue explicando em que medida as propostas do ProVa buscam atender a essas demandas. “Fundamentado em técnicas colaborativas de inovação, o objetivo do Laboratório de Inovação do Varejo é estabelecer um ambiente de conexão, de experimentação e de inovação. A proposta é unificar soluções inovadoras para o setor varejista, convergindo iniciativas de governo, de entidades setoriais, empresas varejistas, fornecedores e startups”.