Estadão Conteúdo
Mais três fabricantes de veículos, Renault, Toyotae Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), decidiram nesta quinta-feira, 25, que vão paralisar a produção a partir de segunda-feira, 29, para ajudar na contenção da pandemia da covid-19. Elas seguem acordos com sindicatos de trabalhadores e medidas das autoridades municipais e estaduais para contribuir com o isolamento social, em um momento no qual o número de casos de contaminação cresce e os hospitais estão lotados.
A Toyota fechará suas quatro plantas industriais em São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas em São Paulo, por dez dias corridos. O grupo emprega 5,6 mil trabalhadores. Em períodos similares, também serão interrompidas as linhas de produção da Renault em São José dos Pinhais (PR) e a da VWCO de Resende (RJ).
A VWCO acrescenta que também enfrenta situação crítica de desabastecimento de peças. A interrupção da produção no complexo ocorrerá de 29 de março a 4 de abril, logo depois do feriado da Páscoa. A medida envolve 3,5 mil trabalhadores. Serviços de manutenção não serão afetados. Na Renault a paralisação ocorrerá nos mesmos dias e deve afetar cerca de 5 mil trabalhadores, pois outros 1,4 mil já estão em home office desde o início da pandemia.