Trabalhadores de três montadoras de veículos iniciam greves simultâneas nos EUA -

Trabalhadores de três montadoras de veículos iniciam greves simultâneas nos EUA

É a primeira vez que o sindicato lança uma greve de qualquer porte em todas as três empresas ao mesmo tempo. A última greve nacional do setor automotivo foi contra a General Motors em 2019.
montadoras
Crédito: Shutterstock

Estadão Conteúdo

 O sindicato United Auto Workers (UAW) iniciou uma greve histórica nesta sexta-feira, 15, contra as três maiores montadoras de veículos do distrito de Detroit, nos Estados Unidos, após o vencimento de seus contratos. Os primeiros protestos começaram em uma fábrica da Ford em Wayne, Michigan, da General Motors em Wentzville, Missouri, e uma fábrica da Stellantis em Toledo.

A greve ocorre em um momento em que o sindicato e as “Três Grandes” continuam distantes em relação a salários, benefícios e escalas de trabalho, após semanas de negociações acirradas. O sindicato está exigindo um aumento salarial de 36% em quatro anos, enquanto as montadoras aumentaram suas ofertas para 17,5% a 20% em quatro anos e meio. O anúncio da greve foi feito oficialmente pelo sindicato em seu perfil oficial no X, antigo Twitter.

O presidente do sindicato, Shawn Fain, classificou essas ofertas como inadequadas após anos de inflação acentuada, lucros corporativos elevados e remuneração de executivos.

“Este é o momento decisivo da nossa geração”, disse Fain em um discurso ao vivo no Facebook para os membros do sindicato na noite de quinta-feira, menos de duas horas antes do prazo final. “O dinheiro está lá. A causa é justa. O mundo está assistindo. E o UAW está pronto para se levantar.”

Fain disse que o sindicato inicialmente interromperia o trabalho em locais específicos de cada empresa, no que ele chamou de “greve permanente”, e ampliaria a ação para outras fábricas se as negociações de contrato não tivessem êxito.

É a primeira vez que o sindicato lança uma greve de qualquer porte em todas as três empresas ao mesmo tempo. A última greve nacional do setor automotivo foi contra a General Motors em 2019.


Notícias Relacionadas
Read More

Alteração no ICMS inclui regime optativo para tributação da ST no varejo

Os contribuintes do segmento varejista poderão solicitar, nos termos de disciplina estabelecida pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, regime optativo de tributação da substituição tributária, com dispensa de pagamento do valor correspondente à complementação do imposto retido antecipadamente, na hipótese de que trata o inciso I deste artigo, compensando-se com a restituição do imposto assegurada ao contribuinte.”.