Tradição e evolução caminham juntas na Bompreço -

Tradição e evolução caminham juntas na Bompreço

Referência no varejo de autopeças da região centro-oeste do Brasil, loja preserva suas tradições sem deixar de lado o foco no futuro

 Lucas Torres

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Nascida do desejo de fazer diferente, a Bompreço Autopeças foi fundada no ano de 1963, por Antônio Passaglia, antigo funcionário de uma loja do segmento na região de Goiânia (GO). Ciente das dificuldades de empreender no Brasil naquele momento, sobretudo na região centro-oeste do país, Passaglia decidiu encarar os desafios e acabou por desenvolver, com sucesso, a empresa que hoje conta com o expressivo número de 190 funcionários nas cinco unidades que possui.

Mas quem vê todo esse sucesso da Bompreço Autopeças em 2016, pode não estar atendo às diversas demandas e mudanças que o mercado impôs ao varejo durante os mais de 50 anos de existência da empresa. Segundo o diretor financeiro Renato Passaglia, filho de Antônio, o fundador, o aumento exponencial da frota nacional, somado à multiplicidade de modelos de veículos existentes no país, foi um dos principais desafios enfrentados pela Bompreço. “A grande variedade de modelos de veículos da frota nacional atualmente nos leva a um enorme esforço de contar com um mix de produtos capaz de atender a necessidade do mercado e determinar um nicho dentro desse segmento para atuar e levar a empresa a escrever uma trajetória ainda mais competente e eficiente”.

Tal como o aumento da frota, o ingresso massivo da tecnologia no setor impactou e – claro, ainda impacta – de maneira drástica os processos do varejo. E a Bompreço tem concentrado todos os seus esforços para se manter atualizada. “A presença da tecnologia no nosso dia a dia é completa, hoje não há mais como abrir as portas sem que o sistema de informática, redes de comunicação internas e internet estejam em pleno funcionamento. Quando um cliente de autopeças vai às compras, por exemplo, ele tem pressa e necessidade de resolver o seu problema imediatamente, e a empresa tem que estar sempre pronta, senão o cliente vai comprar em outra empresa”, afirma Renato.

Empresa conquistou destaque na região

A junção de tradição e experiência no mercado, somada à disposição constante de se atualizar, tem sido fundamental para que a Bompreço se estabeleça cada vez mais como uma das principais lojas de autopeças do centro-oeste do país, região esta que – tal como a loja idealizada pelos Passaglia – vem se desenvolvendo a cada década de modo a se posicionar no mesmo patamar de regiões outrora mais atraentes, como o sul e o sudeste.

Renato, nativo da terra, destaca essa posição. “Hoje a informação é muito rápida e de fácil acesso, disponível a todos. O mercado de autopeças em Goiás se assemelha muito aos demais estados, com a atuação de grandes distribuidores nacionais, empresas regionais e também pequenas e microempresas”, pondera, antes de complementar com uma ressalva. “Vemos que em todo o Brasil temos ainda muito a evoluir, principalmente na questão de levar tecnologia para as empresas de menor porte”.

Foco total no atendimento

Nos corredores das cinco lojas da Bompreço um mantra é constantemente ecoado: ‘atendimento eficiente’. Segundo o diretor financeiro, todos os processos da empresa confluem na direção de alcançar eficiência plena nesse quesito.

É em torno desse objetivo que giram questões como treinamento de funcionários, fidelização de clientes e a mais nova alternativa da loja, as vendas pela internet.

Não ficou claro? Acompanhe a rede de inter-relações apresentada por Renato Passaglia.

1 – O treinamento dos colaboradores trabalha nesse sentido por meio da pulverização da mentalidade estratégica da empresa em todos os setores, algo que colabora na manutenção da unidade processual e difusão do ideal de priorizar a qualidade do atendimento.

2 – A fidelização só se torna possível por meio da total satisfação das oficinas mecânicas, algo que – justamente – ocorre quando preços competitivos se somam a um atendimento eficiente.

3 – Em 2016, o cliente consome valendo-se do conceito de one-channel. Ou seja, para além do omni-channel, ao adquirir algum produto, o consumidor quer total comodidade e acesso. Ele pode estar na loja física e adquirir um produto via celular. Ou ainda adquirir um produto sem nunca ter visitado a loja física. E mais, quer poder tirar suas dúvidas com o balconista sem se deslocar até o estabelecimento. É nesse contexto que o recém implantado e-commerce contribui de maneira fundamental para a eficiência do atendimento da empresa.

Resumindo tudo isso em poucas palavras, Renato destaca: “O nosso objetivo é sempre atender o cliente na plenitude da sua necessidade, não há como o dono do veículo retirar o seu carro da oficina sem ter todas as peças disponíveis, de qualidade e com facilidade de pagamento”.


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