Transformação do balconista em ‘vendedor fígital’ depende de esforço entre profissionais, empresas e entidades -

Transformação do balconista em ‘vendedor fígital’ depende de esforço entre profissionais, empresas e entidades

Questões como remuneração e capacitação adequada devem acompanhar aumento de exigência da função

Lucas Torres

[email protected]

Em um esforço para normatizar a profissão de balconista do varejo de autopeças, entidades como o Sincopeças, a Andap/Sicap e a ABNT, além de formadores de opinião do mercado, se unem desde o início de 2021 em trabalhos para definir as qualificações-padrão a serem dominadas pela classe.

Embora definições mais robustas a respeito da norma devam acontecer no decorrer de uma série de discussões, o colegiado da comissão de estudos não demorou para alterar a abrangência da nomenclatura a fim de também simbolizar sua transição para uma era em que a integração entre os ambientes físico e digital será uma característica marcante.

Logo em sua primeira reunião, no último dia 9 de março, a comissão definiu, por unanimidade, a mudança na abrangência da norma de ‘balconista’ para ‘vendedor’ de autopeças. Na ocasião, o diretor da Alvarenga Projetos Automotivos, Luiz Sergio Alvarenga, afirmou que, embora pareça uma mudança simplória e de pouco impacto, essa transição é responsável por marcar uma mudança de patamar das atividades diárias desse profissional.

É bem verdade que, na prática, vendedores do aftermarket automotivo já estão há algum tempo incorporando funções típicas do digital em suas atividades diárias utilizando ferramentas como o WhatsApp e os chats das redes sociais para se comunicar com seus clientes, sobretudo durante os momentos de maior restrição no varejo físico.

Apesar disso, projetos de normatização como o da ABNT e outras ações institucionais seguem sendo fundamentais para que empresas e profissionais possam obter um direcionamento formal em questões como treinamento e modalidades de remuneração, sem terem de aprender ‘na marra’, abusando de um sistema de tentativa e erro que retire a eficiência do processo de adaptação.

Neste contexto, olhar para cases de benchmark dos grandes grupos do setor varejista passa a ser uma alternativa importante para entidades e empresários que levam o novo mundo ‘fígital’ a sério – ‘fígital’ é o neologismo que tem sido usado para o ambiente corporativo que funde os mundos físico e digital.

Impulsionada, como todo varejo, a buscar alternativas que pudessem mitigar os impactos do fechamento do comércio durante a covid-19, a gigante Via Varejo operacionalizou e padronizou toda a atuação de sua equipe de vendas para que pudesse operar no ambiente digital de uma maneira tão efetiva quanto o fazia nos pontos físicos.

De acordo com o diretor de operações da controladora de Casas Bahia e Ponto Frio, Marcelo Ubriaco, uma das primeiras atitudes do grupo foi uniformizar as comissões e remunerações do ambiente físico e digital.

“A remuneração é a mesma, não importa a plataforma”, afirmou, complementando que a motivação oferecida pela paridade das recompensas contribui para o desempenho de um profissional que terá de responder às exigências de maior proatividade do novo cenário, ao passo que, na internet, ele é solicitado a também prospectar os clientes e não ‘apenas’ espera-los na loja física.

Além de motivar seus ‘vendedores fígitals’, a Via Varejo os municiou com as ferramentas e as diretrizes necessárias para que possam desempenhar nesta função expandida com excelência. Para tanto, o grupo criou a plataforma interna de vendas intitulada ‘Vendedor Online’, que abastece cada vendedor com uma lista de potenciais clientes, acompanhada de sugestões de produtos que eles poderão estar mais suscetíveis a comprar e de argumentos utilizáveis no atendimento àquelas personas.

Segundo o CEO da empresa, Roberto Fulcherberguer, a expectativa é que – devidamente abastecidos com a inteligência de dados e orientados sobre os melhores canais de contatos – os vendedores passarão a ter aumentadas suas chances de conversão nos contatos proativos.


Notícias Relacionadas