Três décadas de transformação: a evolução do Brasil e seu impacto no mercado de reposição automotiva -

Três décadas de transformação: a evolução do Brasil e seu impacto no mercado de reposição automotiva

O país transformou-se profundamente, e o mercado de reposição acompanhou essa evolução

Nos últimos trinta anos vivenciamos mudanças estruturais significativas na economia política do Brasil, começando pela facilitação das importações em 1990 e seguindo com o Plano Real de 1994. O país transformou-se profundamente, e o mercado de reposição acompanhou essa evolução. Nesta edição, encerramos a série de três artigos destacando algumas das mudanças mais notáveis na indústria automobilística, que certamente impactaram o mercado de reposição de autopeças até os dias de hoje. Esta retrospectiva não é meramente um exercício de nostalgia, mas também uma justa homenagem da Fraga Inteligência Automotiva ao trigésimo aniversário da Novomeio Hub de Mídia e do Novo Varejo Automotivo.

 DE 2014 AOS DIAS ATUAIS

Num contexto de grande insegurança econômica e baixa previsibilidade, entramos em 2014, ano que, apesar das graves desconfianças e incertezas, também trouxe momentos históricos como a realização de eventos globais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil. A crise política e a recessão econômica foram gradualmente arrefecendo, e apesar de não termos recuperado a pujança de outrora, o Brasil superou grandes desafios estruturais neste período, com diversas reformas que trouxeram avanços em temas centrais como a insegurança jurídica e o planejamento econômico.

A retomada do crescimento, embora em patamares inferiores, foi caracterizada por um fenômeno complexo: a diversificação das preferências dos consumidores. Ao contrário dos períodos anteriores, eles começaram a conviver com uma ampla gama de possibilidades de veículos. As montadoras chinesas deram seus primeiros passos para se firmar no mercado brasileiro, e os veículos asiáticos ganharam grande popularidade entre os consumidores, com modelos como o HB20, Nissan March e Toyota Etios disputando a preferência dos brasileiros e ganhando espaço significativo no mercado nacional. Além dos veículos asiáticos, diversos projetos de SUVs compactos começaram a chamar a atenção do mercado, estabelecendo uma forte tendência de compra, que só não foi maior devido à pandemia da Covid-19.

Os efeitos da pandemia serão permanentemente lembrados, porém, apesar dos desafios, o mercado de reposição se destacou mais uma vez por sua resiliência anticrise. Entre os diversos setores afetados, o aftermarket se mostrou um dos menos impactados na economia, evidenciando sua robustez diante de adversidades.

Esta década também foi marcante pelo forte crescimento das iniciativas digitais no segmento da reposição e pela transformação acentuada na cadeia de abastecimento do aftermarket. Por exemplo, em 2016, o comércio eletrônico de peças era algo insignificante e talvez inimaginável devido à complexidade técnica dos produtos do setor. No entanto, este canal observou grandes investimentos e ano após ano foi se consolidando, até chegar aos atuais 10% do faturamento da reposição independente. O crescimento do digital foi importante não apenas para colaborar com o enfrentamento da pandemia, mas também para gerar e potencializar uma nova camada de prestadores de serviços e tecnologia dedicados ao setor no país, influenciando a tendência do conteúdo tecnológico nacional. Ao final, mesmo com grandes investimentos, as principais plataformas globais de e-commerce, marketplaces, catálogos e serviços não foram capazes de suprir as necessidades culturais e dramaticamente nacionais deste segmento. Em contrapartida, as companhias regionais se fortaleceram para atender de forma eficaz às necessidades dos agentes comerciais e das indústrias nacionais. Na contramão da nacionalização de serviços, a presença dos veículos e produtos de autopeças importados tem levantado grandes preocupações da indústria nacional que está se preparando com fortes investimentos para uma concorrência ainda mais intensa com os produtos e veículos importados.

O PRESENTE E O FUTURO PRÓXIMO

Neste contexto de retomada do crescimento e recuperação gradual da confiança, o Brasil atravessa um momento de entusiasmo, com grandes promessas de investimento tanto na produção de veículos e equipamentos originais quanto no aftermarket. As novas tecnologias disruptivas, como veículos elétricos, inteligência artificial e o metaverso, têm chamado a atenção dos tomadores de decisão do setor e certamente ganharão seus respectivos espaços no cotidiano dos profissionais e da população brasileira. O mercado será cada vez mais desafiado a lidar com o novo e o inesperado, aumentando a necessidade de atenção e abertura para as mudanças. Na indústria automobilística, por exemplo, a ascensão das marcas chinesas no mercado traz importantes questionamentos sobre o futuro da mobilidade no Brasil, especialmente considerando que, em um curto período, montadoras como a BYD e a GWM se consolidaram no mercado de veículos eletrificados, trazendo um dinamismo inesperado para a maioria dos agentes do setor. As empresas precisarão fortalecer incessantemente sua cultura e seus diferenciais estratégicos, introduzindo gradativamente um DNA cada vez mais digital e vencedor em seus profissionais.

Os investimentos em inovação, tecnologia, melhoria contínua e serviços estratégicos trarão mais dinamismo ao mercado e impulsionarão a qualificação e a presença de prestadores de serviços cada vez mais sofisticados, que auxiliarão significativamente no aumento da eficiência do ecossistema como um todo. Já é possível notar uma clara movimentação nesse sentido por parte das empresas de vanguarda do setor, tanto na indústria quanto no comércio, e esse caminho parece ser cada vez mais inevitável. Neste contexto, muitas dúvidas, incertezas, erros e acertos surgirão, e certamente poderemos contar com parceiros de longa data como a Nhm para registrar na história cada um desses momentos. Parabéns, Nhm e Novo Varejo pelos seus 30 anos! Nós certamente esperamos que esses sejam apenas os primeiros 30 de uma longa história de serviços e colaboração com o mercado de reposição brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notícias Relacionadas
Read More

Análise Aftermarket Automotivo | 22.2.2021

Vamos apresentar nesta edição os resultados das pesquisas MAPA - Movimento das Atividades em Peças e Acessórios e ONDA - Oscilações nos Níveis de Abastecimento e Preços desse Aftermarket Automotivo relativos à quarta semana de fevereiro. Os estudos medem o desempenho em tempo real dos negócios no varejo de componentes para veículos leves em todo o País, um trabalho do After.Lab, núcleo de pesquisas da Novo Meio