Um terço das PMEs pretende usar IA para alavancar os negócios, diz estudo Nuvem Commerce -

Um terço das PMEs pretende usar IA para alavancar os negócios, diz estudo Nuvem Commerce

Pesquisa da plataforma Nuvemshop entrevistou 1,9 mil pequenos negócios de sua base, que consideram implementar atendimento virtual e chatbots

A inteligência artificial não está mais no radar apenas de grandes empresas. As pequenas e médias também vão apostar no uso dessa ferramenta em 2024, principalmente para crescimento. A constatação é do estudo anual Nuvem Commerce, realizado pela plataforma Nuvemshop. Segundo a pesquisa, que ouviu 1,9 mil PMEs da base, 36% pretendem implementar IA este ano, principalmente para atendimento virtual e chatbots.

“O PIB brasileiro é movimentado pelas pequenas e médias empresas, e a inteligência artificial é aceleradora desses negócios”, destacou Nina Silva, CEO do D’Black Bank e líder do Movimento Black Money, no painel “Construindo o Amanhã: Inovações Tecnológicas que Moldarão o Mercado”, promovido pela consultoria keeggo, em evento de 30 anos da empresa de tecnologia.

Outro estudo, realizado pela Visa em outubro de 2023, apontou que 87% dos pequenos empresários brasileiros consideram o uso de IA e serviços de automação nos próximos 12 meses, a fim de aumentar vantagens competitivas.

A fatia que testa a tecnologia é de 45%, enquanto 10% já implementam IA em processos de produção, conforme levantamento da Gartner com 1,4 mil executivos.

“A IA é um movimento de inclusão que coloca todos no mesmo patamar. Como capacitação, isso pode transformar e incluir muita gente”, disse Fábio Neto, CSO da StartSe, escola internacional de negócios para empreendedores na América Latina, no evento.

Na ocasião, Rachel Maia, conselheira do Pacto Global da ONU e CEO da RM Consulting, complementou dizendo que: “A IA tem que operar de forma propositiva para continuar evoluindo e trazendo benefícios não só na ponta da pirâmide, mas para todos os players”.

O CEO da keeggo, Vitor Roma, destacou as principais vantagens da inteligência artificial para os pequenos negócios:

SUBSTITUIÇÃO DE TAREFAS REPETITIVAS

Uma série de atividades operacionais poderão ser automatizadas e otimizadas pela inteligência artificial. Da padronização de atas de reuniões ao faturamento, passando por triagens de currículos e atendimento ao cliente via e-mail e telefonia.

EXPERIENCIA DO CLIENTE

Por meio da análise de dados, a IA ajuda a entender o comportamento de usuários e oferecer melhores experiências de atendimento. É possível antecipar a próxima curva de adoção do cliente e ser mais assertivo na oferta de produtos e serviços.

“No entretenimento, a IA ajuda o produtor a entender o comportamento do consumidor por meio de dados. Conseguimos prever, por exemplo, qual tipo de cardápio oferecer e a quantidade de produtos que serão vendidos”, disse Bruno Lindoso, CEO da fintech Zigpay

ANÁLISE DE DADOS

Baseado em dados de vendas e entregas, a inteligência artificial também auxilia o empreendedor a entender como o produto está sendo consumido, gerando inovações e melhorias na sequência da própria prestação de serviços.

EFICIÊNCIA OPERACIONAL

A IA otimiza processos internos, identifica gargalos, sugere melhorias e até mesmo automatiza a alocação de recursos, contribuindo para uma operação mais ágil e eficiente.

ATENDIMENTO 24×7

Um dos maiores desafios de startups é atender o cliente com velocidade. A IA antecipa atendimentos, filtra problemas e trabalha com protocolos que aumentam a satisfação do cliente no pós-venda, além de gerar novas vendas.

“O uso da IA vai além de tarefas operacionais e chega à criação de produtos inovadores. Muitas vezes, o alto custo dificulta a entrega de serviços de qualidade para o cliente. A IA, de forma simples, pode gerar muito valor com a proposta de otimização. Como o próprio nome sugere, é uma forma de acessar inteligência de forma mais econômica”, disse Vitor Roma. 


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