União Europeia adota tarifas de até 35,3% sobre veículos elétricos chineses -

União Europeia adota tarifas de até 35,3% sobre veículos elétricos chineses

Autoridades defendem que regulamentação garante concorrência justa no mercado europeu
carro elétrico
Crédito: Shutterstock

A UE (União Europeia) adotou nesta terça-feira (29) uma regulamentação para aplicar tarifas adicionais, de até 35,3%, sobre veículos elétricos importados da China, vistos como responsáveis por danos à concorrência no bloco.

Esses veículos já estavam sujeitos a direitos aduaneiros de 10% e passam a ter tarifas que chegam a um máximo de 35,3% e variam conforme as empresas, por um período de cinco anos.

Em comunicado, o comissário europeu de Comércio, Valdis Dombrovskis, apontou que “acolhemos a concorrência, inclusive no setor de veículos elétricos, mas ela deve ser sustentada na justiça e na igualdade de condições”.

O bloco europeu suspeita que as empresas que serão alvo das tarifas adicionais se beneficiam de subsídios, e essas ajudas estatais lhes permitem competir em condições vantajosas.

A adoção da regulamentação marcou o fim da investigação realizada pela Comissão Europeia (o braço executivo da UE) sobre esses subsídios.


Notícias Relacionadas
Read More

ONDA Aftermarket Automotivo: Dados da primeira semana de Junho

O After.Lab, núcleo de pesquisas da Novo Meio, apresenta novos indicadores sobre as Oscilações nos Níveis de Abastecimento e Preços desse Aftermarket Automotivo. Uma melhora no índice de abastecimento com faltas apontadas apenas em 2,79%, quase a metade do que encontramos na semana anterior dessa pesquisa, e preços novamente majorados, dessa vez em 5,24%, ligeiramente superior ao primeiro índice que ficou pouco abaixo de 5%.