Unidade de Guarulhos da Continental celebra 65 anos de sustentabilidade e inovações tecnológicas -

Unidade de Guarulhos da Continental celebra 65 anos de sustentabilidade e inovações tecnológicas

Localidade passou por uma completa transformação nos últimos anos

A unidade de Guarulhos da Continental, companhia que desenvolve tecnologias e serviços pioneiros em mobilidade, celebra 65 anos de história. Como a planta mais antiga do Brasil, inaugurada em 1959, ela representa a pedra fundamental de onde tudo começou. Entre os produtos fabricados na unidade estão os tacógrafos, painéis de instrumentos para veículos leves e pesados, além de itens de reposição sob as marcas VDO, utilizada para linhas de injeção eletrônica, temperatura, relés, instrumentação e sensores, e ATE, usada para sistemas de freios. 

Nos últimos anos, a planta passou por uma verdadeira revolução digital, impulsionada pelo acesso à internet. Esse processo trouxe uma série de melhorias que não apenas modernizaram as instalações, mas também beneficiaram os aproximadamente 800 colaboradores. As iniciativas implementadas fortaleceram a lucratividade e a sustentabilidade da unidade, por meio da integração de tecnologias, agilidade nos processos, e redução de desperdícios, resultando em maior produtividade e eficiência.

Um exemplo dessa transformação foi a integração do armazém externo à planta, que não só reduziu os custos com o aluguel, mas também melhorou a gestão de estoque e a agilidade no fornecimento de componentes às montadoras. Isso inclui painéis de instrumentos, unidades de controle de carrocerias, semicondutores, tacógrafos digitais e módulos de telemática, ampliando ainda mais o portfólio de clientes.

Inovações em benefício dos colaboradores e do meio ambiente

Ao longo de 65 anos, a planta de Guarulhos tem se dedicado a promover benefícios para seus colaboradores e para o meio ambiente. Recentemente, sistemas de ar-condicionado foram substituídos por modelos mais eficientes, contribuindo para a redução do consumo de energia. Da mesma forma, foram renovados os sistemas de abastecimento de água e as instalações sanitárias, tornando o local mais sustentável.

Uma conquista significativa foi a implementação do projeto “Aterro Zero”. Em 2023, 79% do lixo gerado era reciclado, e 21% era destinado a aterros sanitários. Este ano, toda a coleta de resíduos possui um destino específico, incluindo a reciclagem de lixo sanitário que é utilizado na geração de energia pela indústria cimenteira. Também foram trocados equipamentos como empilhadeiras a gás por elétricas, visando a redução de emissões.

Os colaboradores ainda ganharam o novo Espaço Conecta, uma área de integração e lazer. Além disso, foram criadas vagas de estacionamento para gestantes e pessoas com deficiência; uma sala de extração de leite materno por funcionárias lactantes; além de salas de psicoterapia e fisioterapia; bicicletário; solarium e uma área zen com cadeiras de massagem.

Ulisses Silva dos Santos, especialista em Logística, trabalha há 35 anos na planta de Guarulhos. Para ele, ter contribuído para o sucesso da Continental é motivo de orgulho e satisfação. “Vi a empresa crescer e se transformar, enfrentando desafios e celebrando conquistas.  Cada etapa dessa jornada foi marcada por aprendizado e evolução. A dedicação é um dos nossos pilares, desde os primeiros projetos, até hoje, quando somos referência no setor”, afirma.

Para Julio Finatelli, que lidera a unidade desde 2022, essas transformações foram fundamentais para o sucesso da planta. E o reconhecimento dessa trajetória é evidenciado pelos diversos prêmios conquistados, como o selo Great Place to Work; certificações em Governança e Compliance; o Green Plant Label (Emissão Zero CO2 e Aterro Zero); além de prêmios de excelência em qualidade e logística de montadoras renomadas, como Hyundai, GM, Toyota, Ford e Iveco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notícias Relacionadas
Read More

Inflação oficial sobe para 1,62% em março

O principal impacto na inflação de março veio dos transportes, que subiram 3,02% no mês. A taxa foi puxada pela alta nos combustíveis, que subiram 6,70% no período. A gasolina foi o item de maior impacto no IPCA de março (6,95%).
Read More

Confiança do comércio sobe em abril

O Índice de Confiança do Comércio do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) subiu 11,6 pontos em abril, ao passar de 72,5 pontos para 84,1 pontos, recuperando mais da metade da queda de março. Em médias móveis trimestrais, o indicador caiu 2,2 pontos, mantendo a tendência de queda pelo sexto mês seguido.