Unidade EMBRAPII assina parceria para automatizar produção de baterias -

Unidade EMBRAPII assina parceria para automatizar produção de baterias

A proposta, resultado da parceria entre a EMBRAPII CIn-UFPE e a Baterias Moura, prevê o desenvolvimento de novas funcionalidades, por meio das plataformas de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT, sigla em inglês), que sejam capazes de monitorar e analisar os processos físicos em todas as etapas de fabricação da bateria. Com a tecnologia, será possível adequar as linhas de produção e promover maior integração em rede, incluindo a evolução para sistemas em nuvem.

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) vai apoiar o desenvolvimento de uma solução tecnológica para otimizar a produção de baterias automotivas e estacionárias, tornando o processo mais eficaz e competitivo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Unidade EMBRAPII CIn-UFPE (Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco) com a empresa Baterias Moura.

A proposta prevê o desenvolvimento de novas funcionalidades, por meio das plataformas de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT, sigla em inglês), que sejam capazes de monitorar e analisar os processos físicos em todas as etapas de fabricação da bateria. Com a tecnologia, será possível adequar as linhas de produção e promover maior integração em rede, incluindo a evolução para sistemas em nuvem.

“A IoT é um dos pilares da nova revolução industrial e tem promovido importantes mudanças no chão da fábrica. A automação permite prevenir falhas, aumentar a produção e auxiliar nas tomadas de decisão da empresa”, destaca o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães. “Esse projeto está alinhado com a missão da EMBRAPII em promover a inovação e mais competitividade na indústria nacional”, enfatiza.

A EMBRAPII cofinancia projetos de inovação da indústria nacional e promove o encontro das empresas com os centros de pesquisas credenciados para ajudar o setor produtivo a superar os desafios tecnológicos. O CIn/UFPE foi credenciado pela EMBRAPII para o desenvolvimento de tecnologias veiculares. A Unidade EMBRAPII integra a Rede de Inovação em Mobilidade e tem como foco as seguintes áreas: Software para Sistemas Veiculares; Automação, Modelagem e Segurança Veicular.

Desde 2019, a EMBRAPII é uma das coordenadoras do Programa Rota 2030, estratégia elaborada pelo Governo Federal para desenvolvimento do setor automotivo no país. Seu modelo ágil, flexível e desburocratizado, já permitiu a contratação de 35 projetos de inovação na área, dois já foram finalizados.


Notícias Relacionadas
Read More

Michelin vai fabricar pneu para carro elétrico no país

Nos veículos elétricos, os pneus são projetados de modo a oferecer maior autonomia aos veículos. porque há limitações de pontos de abastecimento. Então é importante que o pneu facilite a economia de combustível por causa disso. E que suporte um peso um pouco maior, porque as baterias elétricas ainda são pesadas. E o motor elétrico tem uma tração muito mais forte. Por isso o pneu é diferente, desde o desenho até a fabricação.