Unindo tradição e modernidade no balcão -

Unindo tradição e modernidade no balcão

Ao decidir fundar sua própria loja de autopeças, um empreendedor pode estar sendo motivado por dezenas de razões diferentes. Alguns o fazem por perceber o potencial do segmento em face da diminuição das vendas de veículos zero quilômetro no país, outros pela paixão que possuem pelo automóvel e cada uma de suas engrenagens.

Outros, porém, abriram suas lojas pelo prazer de solucionar os problemas de seus clientes apresentando a eles as melhores e mais rentáveis opções para o reparo de seus automóveis. Esse é o caso de João Gomes, proprietário da paulistana Careca Autopeças. Esses últimos, em geral, possuem em comum o mesmo background: passaram boa parte de suas vidas atrás de um balcão de autopeças.

Gomes, por exemplo, atuou como balconista durante extensos 20 anos antes de fundar, em 1986, o varejo que viria se tornar um dos mais tradicionais da Zona Leste da capital paulista.

O sucesso e a longevidade da empresa, alias, é – segundo o personagem da edição de fevereiro da série ‘Meu tempo de balconista’ – resultado direto de sua experiência prévia. “É muito gostoso quando você realmente trata com carinho e atenção aquela pessoa que está precisando de uma peça para o seu carro. E, depois de tanto tempo fazendo isso, é claro que a gente naturalmente passa a sentir aquela vontade de ter a própria loja e oferecer ainda mais dedicação e trabalho para o nosso consumidor. Foi isso que eu fiz”, reflete o empresário.

Além do prazer por atender bem que ainda hoje é diferencial da loja, a atuação como balconista deixou o legado do conhecimento técnico ao entrevistado – atributo fundamental no tratamento com todos os tipos de cliente, sejam eles mecânicos ou usuários finais.

“É inevitável. Quem tem conhecimento técnico e sabe indicar a peça certa e suas respectivas aplicações acaba se tornando diferenciado no mercado”, afirma orgulhoso nosso personagem desta edição.

 

Consultor dos próprios funcionários

 Para ser um bom gestor do próprio negócio não basta apenas o prazer em vender e o cuidado constante com a satisfação dos clientes. É do ‘chefe’ a responsabilidade de criar a cultura da empresa, de modo a disseminar e tornar homogênea a Missão e os Valores do negócio para todos os funcionários.

Nesse contexto, a expertise adquirida atrás do balcão tem permitido que João atue como um proprietário hands on, ou – na linguagem do dia a dia – um chefe que coloca verdadeiramente a mão na massa e mostra com exemplos como deve ser a atuação de seus funcionários, sobretudo os balconistas.

“Procuro transmitir a noção de que tudo aquilo que qualquer ser humano deseja é um atendimento diferenciado e o quanto isso é importante também para o crescimento da empresa”, conta.

A herança do tempo de balconista de João Gomes está enraizada em todos os aspectos de sua loja. Um dos elementos mais importantes para a formação da identidade do negócio, a Missão da empresa destaca o atendimento prioritário das necessidades e a superação das expectativas dos consumidores a fim de construir um relacionamento duradouro entre a Careca e seus clientes.
Já os Valores do negócio destacam a importância de valorizar a confiança depositada, bem como a busca permanente pela eficiência no resultado e a satisfação dos consumidores.

 

Informatização em benefício dos balconistas

Conhecer a profundamente cada peça, seu formato e tamanho; guardar na memória a localização no estoque; consultar seus respectivos preços em uma extensa lista de papel. Essas atividades que hoje soam como pré-históricas na maioria das lojas de brasileiras eram parte da rotina de João Gomes três décadas atrás.

Ainda que atualmente exista uma gama consideravelmente maior de variações de peças e modelos, para o empresário a substituição dessas atividades pelas operações informatizadas facilitou e tornou mais prático o trabalho dos balconistas.

Gomes, no entanto, não carrega um saudosismo que possa provocar uma espécie de rivalidade entre a antiga e a nova escola de balconistas. Segundo o empresário, existem ótimos profissionais na atualidade – tão bons quanto os que atuavam nas décadas de 70 e 80.

Esse entendimento de reconhecer o valor do tradicional sem menosprezar o novo, carregando um legado de 20 anos de balconista e adaptando-o para as novas exigências do mercado, é um dos fatores da longevidade da Careca Autopeças, mais uma loja que ratifica o balcão de autopeças como grande escola para o empreendedorismo no varejo de autopeças brasileiro.


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