Com a aproximação do “trimestre dourado” para os varejistas, a DeepL, empresa especializada em IA de idiomas, lançou seu mais novo white paper sobre como os varejistas podem aproveitar ao máximo a IA para melhorar vendas durante a temporada de compras festivas.
A comunicação multilíngue eficaz é um princípio central das estratégias de varejo bem-sucedidas, desde as cadeias de suprimentos globais até uma base de clientes cada vez mais internacional, assumindo que o inglês como língua franca global não é mais suficiente para os varejistas.
Seja para preparar o caminho para a expansão ou para acelerar os negócios globais existentes, a IA está subindo rapidamente para o topo das tecnologias que permitem que os varejistas façam isso de forma eficiente. Na verdade, o mais recente white paper do DeepL, intitulado “The executive guide to AI-enabled communication and global retail“, descobriu que a IA para os varejistas pode:
- Melhorar os processos operacionais, por exemplo, ampliando as comunicações entre a sede e os escritórios internacionais
- Aumentar a produtividade dos funcionários garantindo que os principais sistemas e ferramentas (como atendimento ao cliente e recursos humanos) ofereçam suporte aos funcionários em seu idioma local
- Reduzir o custo e a carga de trabalho necessários para traduzir e localizar suas comunicações e conteúdo
David Parry-Jones, diretor de receita da DeepL, comentou: “Os últimos dois anos mostraram a volatilidade que muitos varejistas enfrentam em suas operações diárias e a IA pode ajudar muito a melhorá-las, e especialmente na crise de fim de ano. Embora o idioma muitas vezes possa ser supervisionado nesse contexto, a capacidade de se comunicar de forma mais eficiente com os fornecedores em nível global pode ajudar a resolver mais rapidamente uma interrupção na cadeia de suprimentos por meio de interações mais eficazes. Além dos ganhos internos, a pesquisa mostra que 75% dos compradores querem se comunicar em seu idioma nativo ao fazer compras on-line, o que reforça ainda mais a necessidade de opções de tradução eficazes em todos os estágios da experiência de varejo“.
De acordo com a pesquisa do DeepL, os principais casos de uso da IA de idiomas são a criação de conteúdo em vários idiomas (46%) e a comunicação em idiomas com pouca ou nenhuma proficiência (36%). Os principais conteúdos traduzidos são comunicação externa (57%), comunicação interna (39%) e materiais de marketing/publicidade (32%). Essas necessidades de tradução são demonstradas ainda mais nos seguintes cenários em que os varejistas mais frequentemente precisam de IA de idiomas para melhorar vendas:
- Tradução de e-mails, tíquetes de suporte ao cliente e interações de chatbot para atender a clientes multilíngues
- Criação de ativos de marketing em vários idiomas para novas coleções ou para épocas específicas do ano, incluindo compras de fim de ano
- Tradução de sistemas internos para operações internacionais, como atendimento ao cliente de ferramentas de fluxo de trabalho de back-end, bem como de recursos externos, como informações sobre produtos e website
- Possibilitar a expansão internacional por meio da regionalização instantânea do conteúdo on-line e na loja
Jakob Kalina, diretor de localização da Alza, contextualizou melhor esse fato: “A API DeepL revolucionou nossa abordagem de gerenciamento de grandes quantidades de avaliações de usuários na Alza. As avaliações traduzidas aumentaram a confiança dos clientes em nossa experiência de compras on-line. A tradução de centenas de milhares de avaliações do tcheco para o alemão e o húngaro aumentou consideravelmente nossas taxas de conversão. Essa estratégia não apenas melhorou nosso atendimento ao cliente, mas também solidificou nossa posição no competitivo mercado de comércio eletrônico.”
Com a rápida aproximação da época mais movimentada do ano para muitos varejistas, ainda há tempo para implementar ferramentas de IA para ajudá-los a ganhar produtividade e melhorar vendas. Um estudo da Forrester de 2024 revelou que a implementação do site DeepL proporcionou um retorno sobre o investimento de 345% para empresas globais, reduzindo o tempo de tradução em 90% e, ao mesmo tempo, gerando uma redução de 50% na carga de trabalho – ressaltando o potencial da plataforma para empresas que buscam aumentar a receita e entrar em novos mercados mais rapidamente e em escala.