Uso de tecnologia cresce na gestão das frotas -

Uso de tecnologia cresce na gestão das frotas

Estudo da CNT mostra também que o combustível foi citado por 81,5% dos entrevistados como gasto de maior impacto, enquanto a manutenção dos veículos foi lembrada por 3,0% dos empresários

Redação Novo Meio: [email protected]

A CNT – Confederação Nacional dos Transportes divulgou resultados de uma nova pesquisa elaborada com o objetivo de apresentar o perfil empresarial do segmento do transporte rodoviário de cargas (TRC) no Brasil, caracterizando os elementos componentes da sua gestão e operação. O estudo também identificou os entraves enfrentados pelas empresas.

Para a consolidação do trabalho, que teve abrangência nacional, foram validadas 464 entrevistas com empresários do transporte rodoviário de cargas.

Uma das principais conclusões apresentadas diz respeito à importância da tecnologia para o aprimoramento das transportadoras, bem como sua crescente participação em diferentes setores, proporcionando integração, agilidade e aumentando a lucratividade das operações, bem como a redução dos custos de manutenção. “O relatório mostrou como o perfil de gestão nas empresas tem mudado nos últimos anos e como os sistemas inteligentes de gestão têm sido um dos principais fatores na sobrevivência dessas empresas”, diz Paulo Raymundi, CEO da Gestran, empresa curitibana que desenvolve ERP e softwares voltados à gestão de transportes.

Para entender o funcionamento de uma plataforma de gestão de frota, é preciso levar em consideração os diferentes níveis de atuação da tecnologia. Existem sistemas que atuam sobre partes específicas, como monitoramento e rastreamento, controle de consumo de combustível, controle de pneus, e até sistemas mais robustos, como ERPs completos, que integram todas as partes das transportadoras, desde o setor contábil e fiscal até a gestão de pessoas e índices de desempenho. A pesquisa aponta que 91,6% das empresas fazem uso de softwares de rastreio de veículos, enquanto 39,7% já têm utilizado softwares de roteirização, que permitem traçar as melhores rotas de entrega com base em uma série de análises que levam em conta o menor deslocamento, gastos com combustível e pedágios e até mesmo rotas mais seguras a fim de evitar locais com maior propensão ao roubo.


Notícias Relacionadas
Read More

Dayco irá abrir nova planta no Brasil

A nova planta da Dayco unificará os departamentos produtivos, logística, engenharia e corporativos em um único local, gerando maior sinergia entre as áreas e agilidade em seus processos.