Como toda empresa – familiar ou não – saber onde está localizada em seu nicho de mercado e aonde deseja chegar em médio e longo prazos é requisito básico e fundamental. Nesse contexto, o primeiro passo é compreender quais são suas vantagens e desvantagens competitivas.
De acordo com a última Pesquisa Global sobre Empresas Familiares da PwC, realizada em 2016, 85% das empresas familiares brasileiras veem na força da cultura e dos valores uma vantagem em relação às empresas de capital aberto. Além disso, 72% dos empreendedores familiares acreditam que seus processos decisórios são mais rápidos e simplificados em relação às outras modalidades de empresas.
Outra questão fundamental para o posicionamento de sucesso das empresas familiares, segundo seus gestores, é o fato delas medirem seu sucesso de forma mais complexa – acima do lucro e do crescimento, algo que as colocam no centro da inovação varejista que prioriza valor simbólico e ‘significado da companhia para a comunidade’. As características apontadas pelos gestores de empresas familiares brasileiras estão presentes também em varejos familiares no mercado de reposição automotiva.