De acordo com o Oasislab, embora as ofertas de startups sejam cada vez maiores, é necessário que, antes de procurá-las, o varejista faça um movimento de reflexão voltado para dentro do negócio a fim de identificar suas necessidades – ou ‘dores’, como prefere dizer o centro de inovação.
Tal reflexão detalhada fará com que o empresário ataque de forma precisa seus principais problemas, evitando desperdiçar recursos em áreas nas quais já possui desempenho satisfatório ou que, embora não sejam tão desenvolvidas, acabam não tendo impacto significante pelo tipo de negócio e/ou público com que lida em seu cotidiano.
Em parceria com o estudo do Oasislab, o Novo Varejo elaborou um descritivo relacionando as necessidades mais comuns encontradas no varejo brasileiro e as respectivas soluções oferecidas pelas startups operantes por aqui.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Se durante a análise das necessidades e gaps o empresário identificar questões como ineficiência na resposta ao cliente e alta taxa de perda de conversão de compra nos canais físico e/ou online pela baixa atratividade e assertividade na recomendação de ofertas, a solução provavelmente passará pela parceria com uma startup voltada para assuntos de inteligência artificial. Observando o gráfico, é possível verificar que atualmente existem 15 startups que oferecem soluções dessa natureza para o varejo.
E-COMMERCE
Algumas necessidades mais comuns do varejista brasileiro se dão no ambiente digital de vendas. Questões como dificuldade de divulgar produtos em marketplaces negociando taxas razoáveis; problemas com a personalização de produtos para cada perfil de consumidor; e o desafio de construir interfaces modernas no formato de aplicativo em uma modalidade intuitiva para o consumidor podem ser solucionadas por uma das 16 startups voltadas para o e-commerce no varejo.
ENGAJAMENTO DO CONSUMIDOR
Ponto chave para o sucesso do varejo em tempos de consumidor “empoderado”, a capacidade de engajar o cliente nos programas de relacionamento da empresa – bem como expediente de personalizar as campanhas de acordo com os interesses dos micronichos de clientes existentes, tornando a relação com a marca algo superior ao simples atendimento da demanda – pode ser o caminho que separa a empresa varejista do sucesso sustentável de uma exposição fragilizada a qualquer intempérie que viva nossa economia. Pensando nesse cenário, 34 startups brasileiras têm concentrado esforços na resolução da problemática fundamental do engajamento.
INTERNET DAS COISAS
Quando as maiores necessidades do negócio se concentram no âmbito da falta de controles de indicadores internos – com dificuldade de medir a taxa de sucesso e conversão das ações de marketing na loja física e problemas na utilização de métricas de conversão de vendas – é hora de procurar ajuda na área de internet das coisas, cuja oferta no gráfico anterior é de 27 startups. Outras questões passíveis de solução por essas jovens empresas se encontram no âmbito da oferta de Wi-Fi e acesso a canais de informação digital dentro do ambiente da loja.
LOGÍSTICA
Para varejos que têm canal digital de vendas em plena operação, mas que convivem com problemas como a demora na entrega dos produtos e/ou alto custo de frete e dificuldade do consumidor para retornar em garantia produtos comprados pelo canal online, a solução pode passar diretamente pelo estabelecimento de parceria com startups voltadas para a área da logística.
OPERAÇÕES
De nada adianta conseguir bom engajamento de consumidores, possuir um sistema tecnologia da informação de ponta e um marketing digital afiadíssimo se a base do negócio – a gestão operacional – está repleta de gargalos. A extrema competitividade vivida pelo mercado varejista na faz com que erros como formação de preços acima da realidade regional; falta de abastecimento do estoque; reposição sem planejamento de demanda; ruptura no ponto de venda; e turnover elevado dos funcionários sejam inadmissíveis. Para auxiliar o varejista a construir uma base operacional sólida, apuramos 59 opções de startups que podem ser cuidadosamente selecionadas por gama de soluções oferecidas e preço de aquisição/manutenção da solução.
PAGAMENTOS
Apesar do avanço da digitalização da gestão e da variedade de formas de pagamento seguras oferecidas atualmente, alguns varejos ainda encontram dificuldades na manipulação das carteiras de recebíveis, o que culmina ou em perdas financeiras ou em deteriorações na relação com o cliente. De olho nesses gargalos, 24 startups oferecem serviços para melhoria do processo de pagamento dos varejos.