Varejo de autopeças e veículos registra variação positiva de 0,7% em agosto -

Varejo de autopeças e veículos registra variação positiva de 0,7% em agosto

O IBGE ainda mostra que o volume de vendas do comércio varejista no país recuou 3,1% em agosto, na comparação com o mês anterior (2,7%).

De acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (6) pelo IBGE, a atividade de veículos, motos, partes e peças teve variação positiva de 0,7% em comparação ao mês de julho. No entanto, o resultado não foi suficiente para reverter a queda de 2,5% no volume de vendas do varejo ampliado, já que no setor de materiais de construção a variação foi negativa (-1,3%).

A pesquisa ainda mostra que o volume de vendas do comércio varejista no país recuou 3,1% em agosto, na comparação com o mês anterior (2,7%). Mais da metade das atividades caíram no período. No ano, o varejo acumula alta de 5,1% e nos últimos doze meses, crescimento de 5,0%.

Seis das oito atividades pesquisadas tiveram taxas negativas em agosto, com destaque para outros artigos de uso pessoal e doméstico (-16,0%), que teve a principal influência negativa sobre o indicador do comércio varejista. Essa atividade é composta, por exemplo, pelas grandes lojas de departamento.

As duas atividades que tiveram variação positiva no volume de vendas em agosto foram tecidos, vestuário e calçados (1,1%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,2%).


Notícias Relacionadas
Read More

Governo lança plataforma para reclamações de micro e pequenas empresas

Serviço funcionará de modo semelhante ao Portal do Consumidor, que faz o canal entre consumidores e empresas. Segundo a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, a nova ferramenta pretende estabelecer o diálogo entre o governo e o pequeno empreendedor.