Varejo de autopeças reduz custos de infraestrutura em TI com Computação em Nuvem -

Varejo de autopeças reduz custos de infraestrutura em TI com Computação em Nuvem

Tradicionais lojas como Josecar e Carbwel otimizam processos e reduzem custos de infraestrutura de TI com Computação em Nuvem, uma realidade irreversível que chegou para impulsionar definitivamente o varejo de autopeças

Sincopeças SP

A Computação em Nuvem cresce exponencialmente e passa a fazer parte das soluções tecnológicas acessíveis a micro e pequenas empresas, entre elas, o varejo de autopeças. O acesso a essa tecnologia de ponta é uma grande oportunidade para que as lojas eliminem custos com servidores locais.

Outro benefício que a tecnologia em nuvem agrega é a escalabilidade, funcionalidade que permite a utilização dos recursos sob demanda, ou seja, aumenta ou diminui de acordo com as necessidades da empresa, sem exigir novos investimentos em software e/ou hardware, com sensível redução de custos.

Os servidores locais, por exemplo, precisam ser superdimensionados para não colapsar, em casos de aumento da demanda, o que implica em gastos com recursos não utilizados. Com servidores em nuvem, a empresa só paga pelo que utiliza e responde às demandas em tempo real, ganhando agilidade e eficiência.

A segurança é outro benefício a ser destacado, pois disponibiliza tecnologias que nenhuma pequena empresa teria acesso para implantar em seus servidores locais.

Aliás, os servidores em nuvem vão muito além do simples armazenamento. Com a evolução da tecnologia, são capazes de processar, entre outras aplicações, o sistema de gestão da empresa (ERP), com maior eficiência, agilidade e segurança.

Indicadores mostram que a Computação em Nuvem não é mais uma tendência, é uma realidade irreversível que chegou para impulsionar o varejo de autopeças. As empresas que saíram na frente já estão levando vantagem sobre a concorrência.

Modernização do varejo

Há mais de uma década o varejo de autopeças vem impulsionando negócios e melhorando a qualidade do ambiente de trabalho com a Computação em Nuvem, como é o caso da Josecar. Com 39 anos de atuação, a empresa tornou-se referência no mercado automotivo por investir continuamente em tecnologia, treinamento, aprimoramento do atendimento aos clientes e ampliação dos mais de 30 mil itens que comercializa.

Para tanto, conta com mais de 400 colaboradores, dispõe de logística de entrega com 150 veículos (carros e motos) e mantém um sistema integrado on-line entre suas nove unidades (Freguesia do Ó, Lapa, Butantã, Tatuapé, Osasco, Jundiaí, Água Fria, Atibaia e Itupeva), gerenciado por departamento próprio de tecnologia da informação, que buscou na Computação em Nuvem a otimização de seus processos.

Há aproximadamente 11 anos utilizamos os serviços de Computação em Nuvem”, conta o Coordenador de TI da Josecar, Alexsandro Rauta.

Segundo Alex, o que levou a Josecar a migrar para a nuvem foi um mix de situações, entre elas, basicamente, custos com servidores, escalabilidade e possibilidade de otimização do crescimento. “A escolha foi assertiva, sem ressalvas, para que isto acontecesse consideramos a utilização de firewalls de boa qualidade, além de links de internet robustos e estáveis”, afirma.

Alex acredita que a migração para a computação em nuvem é um processo irreversível para as micro e pequenas empresas. “Sem dúvida é a melhor opção para empresas desse porte e acredito que a maioria já está atrasada nesse processo. Especificamente para o setor de autopeças, a computação em nuvem traz uma possibilidade de crescimento acelerado, integração entre parceiros com aceleração dos negócios e rompimento de barreiras de localidade”, complementa.

Caminho sem volta

Outro tradicional varejo de autopeças que investiu em plataforma em nuvem foi a Carbwel. Há mais de 30 anos atuando na reposição automotiva, a empresa busca sempre oferecer o melhor atendimento aos clientes, com produtos de qualidade e preço justo. Localizada na Zona Norte da Capital paulista, conta com equipe de profissionais especializados e mais de 29 mil itens em estoque. “Buscamos sempre novas tecnologias para otimizar nossos processos. Por isso, há 10 anos utilizamos serviços em nuvem”, diz o proprietário, Carlos Gomes, o popular Carlinhos.

Carlinhos nos conta que a escolha pelo backup em nuvem surgiu pela necessidade de aumentar a segurança de dados, visto que o servidor local foi invadido por hackers, causando grandes transtornos e prejuízos à empresa. “Necessitávamos de uma solução que nos desse a tranquilidade necessária com relação a inviolabilidade dos nossos dados. A opção que apresentou o melhor custo-benefício foi a plataforma em nuvem, tanto é que já estamos pensando em migrar novos processos para a nuvem, inclusive o nosso ERP.”

No seu entender, a computação em nuvem favorecerá a otimização da eficiência do mercado de autopeças, através do incremento da integração entre os players e agilização de processos. “É um caminho sem volta e quem não aderir será atropelado pelos concorrentes”, reforça Carlinhos.

Benefícios da nuvem

A NC Nardi Tecnologia e Sistemas, parceira da Sky.One, é uma empresa de tecnologia que presta serviços de administração de hospedagem em ambientes para Computação em Nuvem e são especialistas em migração de sistemas ERP para a Nuvem.

O sócio administrador da NC Nardi, Nilson Nardi, ressalta que, com tecnologia própria, a Sky.One reduziu para algumas horas o tempo para migração de ERP’s homologados, processos que poderiam levar meses pelos métodos convencionais. Como uma empresa de serviços para Computação em Nuvem a proposta da NC Nardi é assumir a responsabilidade pela gestão dos servidores das empresas para que seus gestores tenham mais disponibilidade para cuidar do negócio.

Nardi também destaca que com a redução das intervenções de emergência, que poderão chegar a zero, as equipes de TI serão mais enxutas e eficientes, podendo investir mais tempo na busca por soluções que aumentem o desempenho da rede e favoreça a eficiência e produtividade dos usuários dos recursos de TI.

“Nossa parceria com a Sky.One objetiva entregar soluções que colaborem com a eficiência dos nossos clientes. Colocar as empresas na nuvem foi a maneira que encontramos para entregar soluções que efetivem nossa proposta de aumentar a eficiência das empresas com a redução de custos e aumento a produtividade. A redução se dá através da substituição dos servidores locais, um imobilizado caro que requer manutenções constantes e altos índices de obsolescência que exigem substituições recorrentes. O ganho de produtividade é alcançado com o fim das interrupções de atividades por queda do sistema. Isso sem contar a segurança total da criptografia e replicação dos dados acessíveis de qualquer lugar e a qualquer momento”, conclui Nardi.


Notícias Relacionadas