Varejo em março cresceu 24,1% em relação a 2021 -

Varejo em março cresceu 24,1% em relação a 2021

Dados são do Mastercard SpendingPulse.

Monitor Mercantil

As vendas no varejo brasileiro cresceram 24,1%, comparado com março de 2021 – quando os consumidores já haviam retomado suas atividades de compras nas lojas. Os dados são do Mastercard SpendingPulse. Em comparação com um cenário de pré-pandemia, em março de 2020, as vendas no varejo em loja cresceram 42,2% ano a ano.

Ao analisar o panorama geral do Brasil, todos os estados registraram crescimento de vendas nas lojas: Norte (+18,5%), Sul (+24,8%), Centro-Oeste (+24,9%), Sudeste (+ 25,8%) e Nordeste (+17,2%).

Eletrônicos (-34,2%), vestuário (-32,7%) e livros & passatempo (-29,8%) foram os setores que apresentaram as quedas mais expressivas do comércio eletrônico no Brasil, em relação ao mesmo mês de 2021. Apesar de as vendas virtuais terem caído -30,6% em relação ao ano anterior, inda registraram um aumento de +21,8% em relação a março de 2020, quando o varejo eletrônico estava começando a se tornar uma necessidade devido à pandemia e seu consequente isolamento e/ou bloqueios.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), 2021 terminou em crescimento e retorno aos níveis pré-pandemia para o mercado de fidelização. Os dados foram embasados nos indicadores referentes ao último trimestre do ano. Segundo a entidade, a soma anual das emissões e resgates de pontos/milhas, que mede o grau de interação dos clientes com os programas, chegou a 22.4 milhões de transações, representando um crescimento de 35,4% sobre 2020 e 9% diante de 2019.

Esse indicador teve um aumento também na comparação do 4T21 com os mesmos períodos de anos anteriores, 19,2% contra o 4T20 e 17,1% acima do 4T19.

Já o montante de pontos/milhas emitidos, ou seja, aqueles que os consumidores acumularam no último tri, chegou a 97,1 bilhões, um aumento de 42,7% na comparação com o mesmo período de 2020. No ano, o crescimento foi de 32,9% sobre 2020 e 2,1% na comparação com 2019.

Quando se trata do número de pontos/milhas resgatados, aqueles que os clientes trocaram por benefícios, o quarto tri de 2021 alcançou a marca de 83,5 bilhões. Se comparado ao 4T20, o crescimento foi de 59,7%, e na comparação anual, o aumento foi de 54,2%. Frente ao período anterior à pandemia, em 2019, a alta foi de 1,1%.

Outro indicador da Abemf que teve aumento foi o número de cadastros nos programas de fidelidade, que chegou ao fim de 2021 registrando 180,5 milhões, 11,7% a mais do que no mesmo período de 2020. A entidade também afere a origem dos pontos/milhas emitidos, indicador que não apresentou variação significativa. 4,8% deles foram provenientes de passagens aéreas e 95,2% do varejo, indústria e serviços. Quanto ao destino desses pontos/milhas, fatores como a retomada do turismo, principalmente, por se tratar de um período de férias de fim de ano, mostraram efeitos. As passagens aéreas corresponderam a 82,5% do saldo resgatado no quarto trimestre do ano, e 17,5% dos participantes optaram pela troca por produtos como itens para casa, descontos, cashback, serviços e outras vantagens. Já a taxa de breakage que mede o percentual de pontos/milhas que venceram no período, ficou em 15,6%, seguindo a média dos resultados anteriores. Importante ressaltar que o percentual não é calculado em cima dos pontos/milhas emitidos no trimestre, mas sim numa média dos últimos 12 meses.


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