Varejo físico e suas principais tendências para 2025

Principais tendências para o varejo físico em 2025

Pagamento digital, personalização por meio de IA e omnicanalidade são algumas práticas que continuarão em evidência no varejo físico em 2025, diz especialista
experiência do consumidor
Crédito: Shutterstock

No próximo ano, pagamentos cada vez mais simplificados serão determinantes nas jornadas de compra do varejo, e a IA seguirá em destaque na evolução do segmento; mas o grande protagonista será o varejo físico, como aconteceu em 2024. Somente na Black Friday, por exemplo, o setor viu um aumento de 17,1% nas vendas, enquanto o e-commerce subiu apenas 8,9%, de acordo com estudo da empresa de meios de pagamento Cielo.

Para William Santos, diretor comercial da VarejOnline — empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV) —, os motores para aprimorar a relação entre empresas e consumidores serão tecnologias avançadas, experiências personalizadas e sustentabilidade.

“Estar atento a essas variações é muito importante para os varejistas que buscam inovar e se manterem competitivos no mercado atual. Adotar novas tecnologias e ajustar estratégias conforme as demandas emergentes podem ser fatores decisivos para alcançar o crescimento no varejo físico em 2025”, comenta.

Pensando nisso, o executivo compartilha tendências que devem ficar em alta no próximo ano no setor varejista. Confira:

Experiência omnicanal, integrando o físico e digital

Nove em cada dez consumidores brasileiros esperam que empresas tenham integração entre seus múltiplos canais de venda, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box e a retail tech Bornlogic. Tudo isso porque eles buscam experiências de compra fluidas, independentemente de estarem em lojas físicas, online ou ambientes híbridos.

Para atender a essa demanda, as empresas devem integrar digital e o varejo físico em 2025 ao conectar seus pontos de contato, unificando estoques, sistemas de pagamento e canais de atendimento, a fim de oferecer uma jornada contínua e sem interrupções.

Personalização aprofundada com inteligência artificial

A utilização de dados e da inteligência artificial, especialmente ferramentas de machine learning, permitirão que marcas ofereçam produtos e conteúdos adaptados às necessidades específicas de cada consumidor.

“Com a coleta e análise de dados cada vez mais precisas, as empresas poderão proporcionar uma experiência de compra mais assertiva, aumentando a fidelidade e as taxas de conversão ao fazer os clientes se sentirem mais valorizados”, destaca.

Sustentabilidade e processos conscientes

Com consumidores cada vez mais conscientes de seu impacto ambiental, adotar práticas mais responsáveis, desde a produção até o descarte de produtos, pode ser uma ótima iniciativa. A transparência nas cadeias de fornecimento e a rastreabilidade serão essenciais para conquistar a confiança do público. Práticas logísticas e de produção sustentáveis, bem como o uso de embalagens ecológicas, são indispensáveis para se manter competitivo no mercado.

Pagamentos digitais e criptomoedas

Com a facilidade trazida pelo Pix, os outros meios de pagamento precisaram se reinventar para proporcionar praticidade e segurança parecidas. O uso de carteiras digitais já é popular entre consumidores, mas deverá ser amplamente adotado no varejo físico em 2025, proporcionando transações mais rápidas, seguras e práticas.

“Para atender às expectativas dos consumidores, as empresas precisarão oferecer uma variedade de opções de pagamento, incluindo alternativas como pagamentos por aproximação e criptomoedas, garantindo flexibilidade nas transações presenciais”, finaliza William.

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