Varejo paulistano tem alta de 2,9% na 1ª quinzena de agosto -

Varejo paulistano tem alta de 2,9% na 1ª quinzena de agosto

Avanços stão relacionados com os presentes para o Dia dos Pais, pelo início do pagamento das primeiras parcelas dos auxílios extras aos beneficiários e pela retomada da ocupação formal e informal no segundo trimestre.

Os dados prévios do Balanço de Vendas, medidor de movimentação no varejo da capital paulista elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) com amostra da Boa Vista, apontaram crescimento de 2,9% na primeira quinzena de agosto, comparado com igual número de dias de julho.

O avanço, de acordo com os economistas do IEGV estão relacionados com os presentes para o Dia dos Pais, pelo início do pagamento das primeiras parcelas dos auxílios extras aos beneficiários e pela retomada da ocupação formal e informal no segundo trimestre.

O indicador mostrou ainda alta de 47,3% sob o mesmo período de 2021, mas não anima. Agosto do ano passado foi o primeiro mês sem restrições ao funcionamento do comércio, o que indica comparação base fraca.

Os reflexos da pandemia ainda são observados se comparado a igual período de 2019. A primeira quinzena de agosto deste ano ficou 2,6 abaixo.

“Nossa expectativa para o varejo é de desaceleração até setembro. Temos ainda um cenário de inflação e juros altos como fatores negativos”, analisa Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.

Para Ruiz de Gamboa, com as promoções da Black Friday e injeção de outros recursos aos trabalhadores como o 13º salário ajudarão na recuperação do setor.


Notícias Relacionadas